Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Depois de muita discussão e até ameaça de encerramento das atividades, a antiga sede do posto de saúde do Alto Ribeirão foi fechada no final de julho e os serviços, equipamentos e pessoal temporariamente transferidos para o posto de Morro das Pedras enquanto o novo imóvel alugado na Rua Severiano Martins passa por reformas. A previsão da Coordenadoria Sul de Saúde de Florianópolis é que a nova sede esteja pronta até o final de setembro.
A técnica de enfermagem e presidente do Conselho Comunitário do Alto Ribeirão, Cláudia Cristina Francisco, lembra que a maior dificuldade para os moradores do bairro nesse período é o deslocamento até o Morro Das Pedras. “Só há ônibus de 40 em 40 minutos e a viagem pode levar até meia hora”. Mesmo assim, ela comemora o fato de ter sido garantido um novo local para o posto.
A coordenadora do Posto de Saúde do Morro das Pedras, Ingrid Veronez, afirma que, apesar do maior acúmulo de atendimentos, os serviços estão sendo prestados normalmente. Todos os funcionários do antigo posto, incluindo médico e dentista, estão trabalhando provisoriamente na unidade e os turnos foram adaptados para acomodar os profissionais. “Só o espaço está um pouco apertado, o que era de se esperar”, comenta. O novo posto em imóvel que está sendo reformado terá 162 metros quadrados, quase três vezes mais que a sede fechada, que tinha 65 metros quadrados. (Foto: Luís Prates/Divulgação/JC)