6 de novembro de 2007

Associação do BESC estuda venda de sede no Campeche

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O amplo e nobríssimo terreno da Associação Atlética BESC, com nada menos do que 40 mil metros quadrados, localizado na Avenida Campeche, defronte à praia, pode estar em contagem regressiva para ir à venda. Isso porque a entidade voltada para o lazer dos funcionários do banco catarinense, recentemente incorporado pelo Banco do Brasil, enfrenta grave crise financeira, ocasionada principalmente pela redução de seu quadro mantenedor, que pode culminar na negociação do valioso terreno.
O diretor financeiro da associação, Luis Ademir Dalanora, explica que a discussão sobre a possível venda não tem relação com a incorporação do BESC pelo BB, mas sim com o Programa de Demissão Incentivada promovido pelo banco catarinense em 2002. Com a saída de funcionários, o quadro da associação sofreu grande redução. “Chegamos a ter mais de 2,5 mil associados e agora são cerca de 700, pois entraram cerca de dois mil novos empregados que, na maioria dos casos, não se associaram”, explica.
Com isso, de acordo com o dirigente, não compensa mais à entidade ter uma sede do tamanho da que existe no Campeche e a associação poderá usar parte do dinheiro de sua venda para comprar área menor. O presidente da associação, Jair dos Anjos Flor, lembra ainda que, com a incorporação do BESC, é possível que parte dos membros passe a integrar a associação atlética do BB. Dalanora garante, contudo, que não existe ainda um valor estipulado para a possível venda, que ainda estaria sendo analisada. Corretores especulam que a área valeria, por baixo, cerca de R$ 10 milhões.
A área, que fica em local nobre de frente para o mar, é a maior da associação, que também tem uma sede no Morro da Cruz, com 3,3 mil metros quadrados, e escritório no centro da cidade. A infraestrutura da sede do Campeche inclui área de lazer, piscina, dois campos de futebol, churrasqueiras e salão de festas. Além de disponibilizar os espaços para os associados, a entidade eventualmente oferece suporte para eventos comunitários como o recente Dia Mundial de Limpeza da Praia, realizado em setembro. A associação foi criada em quatro de abril de 1963. (Foto: Luís Prates/Divulgação/JC)