Depois do amplo sucesso obtido com os filmes “Pesca da Tainha” e “Seu Chico e o Presente”, lançados em 2006, o cineasta Ademir Damasco, o Neném, nativo de Ratones mas radicado no Campeche há mais de 20 anos, está ultimando preparativos para o lançamento de uma nova produção, que aborda temas locais. Trata-se de “Farinhada”, que aborda todo o processo de produção de farinha nos tradicionais moinhos puxados a carro de boi da Ilha, desde o preparo da terra e plantio da mandioca, até a colheita, produção final da farinha e seus derivados, e a tradicional comemoração dos nativos ao final do processo.
O documentário foi todo produzido nas regiões de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, no oeste da Ilha, localidades que ainda abrigam os últimos moinhos de farinha tradicionais em atividade na capital catarinense. “Nossa intenção é lançar o filme em maio, época que culmina com uma nova etapa do ciclo da farinhada, que é a colheita da mandioca”, comenta. O filme, que terá menos de uma hora de duração, está sendo editado a partir de 12 horas de gravação feitas por Damasco, com uma câmera digital, ao longo do ciclo da farinhada de 2007.
Entusiasta do cinema digital, que simplificou os processo de produção de filmes e documentários, o cineasta nativo sonha em repetir com “Farinhada” o mesmo sucesso obtido com “Pesca da Tainha”, lançado em 2006. O filme retratando todo o processo da pesca artesanal na Ilha já vendeu, de acordo com ele, mais de 300 cópias em DVD, desempenho considerado extraordinário para filmes desse tipo. Uma mostra de “Farinhada”, com quatro minutos, já pode ser conferida no site www.youtube.com.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC. Foto: Divulgação/JC)
27 de fevereiro de 2008