Apesar do sucesso do feriadão de setembro e as expectativas acerca dos próximos dois, em outubro e novembro, é muito cedo ainda para traçar prognósticos muito audaciosos acerca da próxima temporada, na opinião do comerciante e diretor da regional sul da Associação Comercial e Industrial da capital, Arante Monteiro Filho. Faltando três meses para o início do verão, o dirigente acha que ainda não é hora dos pequenos e médios empresários investirem na ampliação de seus negócios apostando na temporada. “O feriadão foi realmente muito bom, o tempo ajudou, deu uma sinalização positiva”, comentou. “Mas é preciso não esquecer que no ano passado também se vendia a idéia de uma temporada espetacular e no final muitos quebraram a cara, perderam dinheiro e ficaram no prejuízo”, ponderou. “Não é hora de se ficar investindo em cima de expectativas, é preciso cautela, até porque estamos em ano eleitoral, e existe no ar um clima de expectativa acerca dos rumos da política econômica”, observou. Para Monteiro, o fator determinante para o êxito da temporada em Florianópolis é fluxo de visitantes argentinos e paulistas. “Se eles vierem, a temporada está bem encaminhada, mas é preciso ficar atento a eventuais acidentes de percurso, especialmente fenômenos climáticos, que possam interferir nesse fluxo”. O dirigente também vê com reservas esse foco declarado do governo municipal no turismo de alta renda. “A cidade tem que estar preparada para todos os públicos, precisamos ter atrações para todo tipo de turista; nenhum turista pode ser menosprezado”.
21 de setembro de 2010