Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Um dos mais combativos da capital catarinense em defesa da eficiência nos serviços de saúde pública, do SUS (Sistema Único de Saúde) e da comunidade que representa, o Conselho Local de Saúde do Campeche elege nova diretoria no próximo dia 09 de junho. O pleito acontecerá a partir das 19h, na sede do Centro de Saúde do Campeche (Rua da Capela, s/n, próximo à Avenida Pequeno Príncipe). Podem participar da votação e compor a diretoria do conselho quaisquer moradores locais, maiores de 18 anos, que comprovem residência na região há pelo menos dois anos.
Composto por 8 membros, quatro profissionais da saúde e quatro representantes dos usuários (sendo um deles responsável pela coordenação), o mandato do Conselho de Saúde é de dois anos. Sua principal atribuição é gestionar junto ao poder público, especialmente o governo municipal, estrutura de saúde compatível para o atendimento da população que representa e condições de trabalho também para os agentes de saúde que atuam na região. Pesquisas recentes confirmam que mais de 70% da população brasileira depende do SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimentos em saúde.
“Pesquisas sérias mostram que saúde é uma das três maiores preocupações dos brasileiros. O Instituto IPSOS publica a cada mês o seu levantamento e sempre a saúde aparece como um dos três problemas mais apontados”, destaca Marcos Ferreira, morador do Campeche e membro da atual diretoria que vai passar o bastão para os novos eleitos, após o pleito de nove de junho. A posse da nova diretoria é imediata, tão logo se conclua o processo eleitoral.
‘Não podemos deixar prá traz o sonho de ver o SUS cada vez mais forte, completo e resolutivo. Um pilar de sustentação do SUS é a participação da população nos Conselhos de Saúde de cada bairro’, destaca Paulo Rebeschini, também membro do conselho que aspira seguir atuando na nova gestão. Segundo ele, uma participação robusta dos eleitores, consagrando uma nova diretoria comprometida com as necessidades locais e com o fortalecimento do SUS, também pode garantir maior poder de barganha da nova diretoria nas negociações com o poder público. ‘A participação popular é fundamental; convido todos a comparecerem no Centro de Saúde do Campeche para votar’, assinala.