A recente tragédia ocorrida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que resultou na morte de 199 pessoas, duas delas catarinenses, aumentou a apreensão dos usuários e da população da capital em geral acerca das condições de segurança do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. As características que envolveram a maior tragédia da história da aviação nacional, em área densamente habitada, provocam temor também nos moradores das cercanias do aeródromo da capital. O bairro de Carianos, vizinho ao aeroporto local, é um dos que registra maior expansão habitacional na capital. O diretor regional da Infraero (Infra-estrutura Aeroportuária), responsável pela administração operacional dos aeroportos brasileiros, garante que a pista do aeroporto de Florianópolis é uma das mais seguras e em melhores condições de toda a malha aeroportuária nacional. A pista principal possui 2,3 quilômetros de extensão e, de acordo com dirigente, recebe inspeção cerca de duas vezes por dia. Semestralmente ainda, conforme ele, seriam executados serviços de desemborrachamento do pavimento e medição dos índices de atrito. A pista secundária do aeroporto possui 1,5 mil metros de extensão. O aeroporto possui ainda projeto de ampliação de sua pista principal, que passaria para 2,8 mil metros de extensão, o que o deixará com quase mil metros a mais do que a pista principal de Congonhas, considerada muito curta e apontada como uma das possíveis causas da recente tragédia. O Hercílio Luz realizada ao todo 98 operações diárias de pouso e decolagem, incluindo aviação comercial e geral. No primeiro semestre deste ano, teve um movimento de 1,15 milhão de passageiros, num aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2006. (Foto: Luís Prates/Divulgação/JC)
14 de setembro de 2007