8 de agosto de 2014

Projeto de resort no Matadeiro enfrenta resistência

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Um grupo de moradores das praias da Armação do Pântano do Sul, da vizinha Matadeiro e região promoveram, no final de julho, uma manifestação no centrinho da Armação em protesto contra suposto projeto de construção de um hotel-resort na bucólica Matadeiro. Cerca de 30 a 40 pessoas, portandFOTO MATADEIRO.Divulgaçãoo cartazes e panfletos, prestigiaram o evento, que durou em torno de duas horas.
O presidente do Conselho Comunitário da Armação, Sérgio Aspar, ressaltou que a manifestação foi promovida em solidariedade a diversos moradores do Matadeiro, muitos residentes no local há mais de duas décadas, que estariam enfrentando recentes ações de desapropriação. Conforme ele, o Matadeiro abriga 108 residências em meio à mata nativa.
A suspeita é que por trás estaria um grupo empresarial, dono de ampla área na região desde os anos 80, que planejaria edificar hotel no local. Ex-delegado distrital do Pântano do Sul, Gert Schincke, disse que no âmbito da discussão do plano diretor foi acordado não se mexer em áreas de ocupação consolidadas. O IPUF garante que é inviável a edificação de hotel no local, porque o Matadeiro seria Área de Preservação Permanente predominante.
ATUALIZAÇÃO: no dia 06/08/14, a Justiça Federal derrubou decisão em caráter liminar que proibia o uso das praias da capital para estacionamento. A proibição, com isso, fica temporariamente suspensa, até o julgamento do mérito da ação, sem data prevista para ocorrer. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)