17 de agosto de 2015

COMCAP inaugura posto de coleta voluntária no Morro das Pedras

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Moradores do Campeche e Sul da Ilha que estão reformando a casa, promovendo podas nas plantas de casa ou possuem algum móvel ou eletrodoméstico que queiram se desfazer não precisam mais esquentar a cabeça com a destinação dos resíduos. Ao invés de despejá-los em terrenos baldios, que acabam atraindo animais e causando problemas à saúde pública, podem entregar os materiais no recém inaugurado Ecoponto do Morro das Pedras, quarta unidade deste tipo instalada na capital pela Comcap, que recebe e dá destinação ao lixo pesado em geral.
Instalada num terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados (Rua Francisco Vieira, 198), em frente à Padaria Moreira, o posto de coleta voluntária funciona de segunda a sexta-feira, entre sete e 16 horas. O presidente da Comcap, Marius Bagnati (foto), alerta, no entanto, que o recebimento está limitado a um metro cúbico de resíduo por pessoa, equivalente ao volume comportado por uma caixa d’água de 1.000 litros, geralmente oriunda de pequenas reformas e podas domésticas. FOTO COMCAP.ago15Separado no local, o material é encaminhado para cooperativas de reciclagem.
O objetivo da unidade, ressalta o dirigente, é enfrentar o problema do descarte irregular de resíduos volumosos, que causa a degradação ambiental da cidade e implica em custos adicionais à companhia. Conforme Bagnati, existem mapeados na cidade 162 pontos que exigem ação de limpeza e remoção de resíduos constante, causando uma despesa estimada em R$ 130 mil mensais para a companhia, entre eles a área do antigo campo de pouso do Campeche.
Os outros três ecopontos funcionam nos bairros de Capoeiras, Itacorubi e Monte Cristo. Os materiais aceitos no local são eletrônicos, entulhos, madeira, pilhas e baterias, óleo de cozinha, pneus, podas de árvores, eletrodomésticos, móveis e recicláveis em geral, cada um deles limitados a cotas específicas. Não são aceitos lixo comum, lama de fossa, resíduos de gesso, amianto, produtos químicos, farmacêuticos e corpos de animais. Maiores informações: 3338.4506. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)