19 de março de 2014

Programação teatral da Maratona Cultural traz 29 espetáculos com sessões gratuitas

A programação 2014 da Maratona Cultural de Florianópolis terá início exatamente no Dia Internacional do Teatro (21 de março), e o maior evento multicultural de Santa Catarina, que ocorre entre esta sexta-feira e domingo, não poderia deixar de prestigiar aqueles que se dedicam à arte de encantar plateias. Por isso, o público poderá acompanhar 29 espetáculos de companhNoite de Palhaços_Traço Cia de Teatro (1)ias catarinenses e convidados nacionais.
A trupe do Teatro Invertido, de Belo Horizonte (MG), participa pela primeira vez do evento e abre a programação nesta sexta-feira (21) com o espetáculo “Os Ancestrais”, às 20h e 23h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. Na mesma noite, o público ainda poderá prestigiar a peça “Casa de Pólvora”, do Grupo Colher de Pau Cia de Teatro e Scar, de Jaraguá do Sul (SC), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.
No sábado (22), a dicas são: “A garota da capa”, com direção de John Mowat, às 21h30, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição; “Ronin Luz e Sombra”, da Eranos Circulo de Arte, de Itajaí, às 18h30, na Rua Padre Miguelino, no centro; a montagem “Meteoros, às 20h, no Teatro Alvaro de Carvalho, apresentado pela Téspis Cia de Teatro; e, às 21h, no Teatro da UBRO, os cariocas da D’tuani apresentam “Da carta ao pai e tudo aquilo que eu queria te dizer”. No mesmo horário, o Teatro da UFSC recebe a peça “Nós e um laço”, do Grupo Jota de Artes Cênicas, de Joinville. Pra quem gosta de dar boas risadas, o destino deve ser o Circo da Dona Bilica, no Morro das Pedras, que recebe as montagens “Hap! O melhor espetáculo da terra”, às 16h, e “Palhaços, Pipoca e Circo”, às 21h.
No domingo (23), dia de encerramento da Maratona Cultural, tem teatro para os adultos desde as 10h com a Cia Manipuladora de Formas Etc e Tal, de Itajaí, apresentando a peça “Alevanta Boi”, no Horto Florestal do Córrego Grande. O espetáculo terá reapresentação às 16h na Praça Clara Eulina Soares, no Rio Vermelho. Às 11h, é possível assistir as peças “O velho lobo do mar”, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e “Flor de Bola”, do Dale Circo, que será apresentado ao ar livre, no Parque da Luz, na cabeceira do principal cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz.
Ainda pelo centro, o Teatro da UBRO terá duas sessões: às 16h, com o espetáculo “Palhaços”, da Mito Produções Artísticas; e às 21h, com a peça “Um  Deus dormiu lá em casa”, montagem coletiva dos Grupos Armação e O Dromedário Loquaz. A Traço Cia de Teatro, da capital, apresenta “Noite de Palhaços”, às 21h, no Teatro da UFSC.
A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha. Lembrando que para os espaços fechados os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações, conforme ordem de chegada e capacidade de lotação do espaço.