8 de agosto de 2014

VEDETES dos mares estão de volta ao litoral catarinense

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Vedetes do litoral catarinense no período que se estende de julho a novembro, as baleias-franca já estão dando o ar de sua graça na região. Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia FrancFOTO BALEIAS.Divulgação.a, Karina Groch, os avistamentos começaram ainda em junho, devem se intensificar em agosto e atingem seu auge em setembro.
A expectativa, conforme ela, é repetir o desempenho do ano passado, quando foram avistados 123 baleias entre Imbituba e o Sul da Ilha de Santa Catarina. No Sul, nos últimos anos têm sido freqüente a aparição de baleias-franca desde Naufragados até o Campeche.
Segue proibida pela Justiça, contudo, a observação embarcada de baleias-franca, atendendo pleito de uma ONG ambiental de proteção dos mares. Karina ressalta, no entanto, que o Projeto Baleia Franca, mais antiga ONG nacional em defesa da espécie, apóia a observação embarcada. “Se respeitadas certas regras, a atividade é positiva, porque sensibiliza para a importância de se preservar a espécie”, pondera. (Foto: Divulgação/JC)