20 de julho de 2021

ALTERNATIVAS biotécnicas para reprodução eficiente em equinos

Ao longo da evolução dos equinos, eles passaram de animais de vida livre com potencial de força para tração e montaria para animais extremamente especializados em funções atléticas das mais diversas modalidades de equitação. Ao selecionar e desenvolver estas características zootécnicas, algumas habilidades naturais foram limitadas, entre elas a reprodução – considerada atividade de “luxo” na natureza, pois requer condições fisiológicas adequadas com grande demanda nutricional para gestação e lactação. Como condições fisiológicas adequadas podemos citar o fato de as éguas serem poliéstricas estacionais (estro= cio), ou seja, apresentam diversos cios nas estações de maior incidência de luz solar, assim ao iniciar a primavera as éguas retomam a atividade reprodutiva. A baixa resistência a processos inflamatórios no aparelho reprodutivo da égua é outro fator limitante na habilidade reprodutiva, com grande potencial para influenciar negativamente os resultados através das perdas embrionárias.
Frente à necessidade de produzir melhores potros e com maior eficiência na utilização de garanhões é éguas, a medicina veterinária de equinos desenvolveu as Biotécnicas de Reprodução Equina.  Dentre as biotécnicas principais vamos descrever a Inseminação Artificial. O processo de Inseminação Artificial permite que possamos utilizar sêmen fresco, sêmen resfriado ou sêmen congelado. Assim possibilitando a utilização de reprodutores a qualquer distância de transporte bem como garanhões já desaparecidos e criopreservados. Para a maior eficiência do processo de inseminação são realizados exames com ultrassonografia para monitorar a atividade reprodutiva, predizer o momento da ovulação (que permite a realização da IA no melhor momento para a concepção) e também monitorar as reações inflamatórias do sistema reprodutivo da égua.
Se sua intenção nesta primavera é produzir um bom potro ou se sua égua teve dificuldades em criar em anos anteriores, ficamos à disposição para ajuda-los a realizar este sonho de criação. (Médico-Veterinário Rafael Pergher – CRMV/SC3972/CRMV/RS 7818)
CRTC (CENTRO DE TREINAMENTO E REEDUCAÇÃO DE CAVALOS) LARA HOPE – Rod Aparício Ramos Cordeiro, Km 3,3, Campeche. F:99194.8553. www.larahope.com.br