26 de abril de 2022

RESGATAR saúde e a estética bucal do paciente, desafios da ortodontia

A ortodontia é a área que lida com a movimentação dos dentes. O ortodontista possui o compromisso de devolver a saúde e bem-estar de cada paciente, deixando seus dentes alinhados e retos na arcada, melhorando a autoestima e conforto social do paciente. Dentes desalinhados não provocam problemas apenas estéticos; é possível perceber que muitos pacientes acabam desencadeando também problemas estomacais, dores de cabeça, dores nos dentes e sensibilidade. O aparelho ortodôntico pode corrigir todos estes problemas.
O prazo de utilização do aparelho ortodôntico varia de paciente para paciente. Hoje em dia existem diversos tipos de aparelhos, alguns com a tonalidade dos dentes, tornando-se quase imperceptíveis. Atualmente, o tratamento ortodôntico executado por um ortodontista é realizado com modernos e variados tipos de braquetes (pecinhas), técnicas e acessórios que deixam o tratamento mais eficiente, estético, rápido, higiênico e biológico em relação aos antigos tratamentos.
O aparelho ortodôntico traz diversos benefícios para a saúde bucal e visual. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Quando iniciado na infância ou adolescência, por exemplo, os dentes podem estar mais alinhados, diminuindo consideravelmente o tempo de tratamento.
Quando o aparelho ortodôntico é retirado, é possível perceber que os dentes aparecem lisos e enfileirados. O sorriso volta a estampar o rosto do paciente. A mordida se torna mais fácil, correta, além de maior facilidade para a higienização dos dentes, com mastigação mais eficiente. O alinhamento dos dentes também pode melhorar a saúde da gengiva, facilitando também o uso do fio dental e escova.
Tratamento ortodôntico é uma das especialidades do consultório Odontologia Especializada Rio Tavares (OERT), no Sul da Ilha. Essa especialidade é atendida pela cirurgiã-dentista Vanessa Moraes Marques. Instalado no Rio Tavares, há mais de nove anos, o OERT conta com equipe multidisciplinar e atendimento em diversas especialidades. (Texto: Dra Vanessa Moraes Marques, ortodontista, que atende na OERT)
ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA RIO TAVARES (OERT) –
AGENDE CONSULTA DE AVALIAÇÂO PELO WHATSAPP: 48-99955.5726(w). WWW.OERT.COM.BRInstagram @OERT_ODONTOLOGIAESPECIALIZADA.