5 de julho de 2022

COM fachada revitalizada, Farmácia Castanheiras festeja duas décadas

Com uma remodelação de sua fachada – a primeira de sua história – que estás prestes a ser concluída, a Farmácia Castanheiras marca o ápice das comemorações, com algum atraso em relação à data natalícia original, de nada menos do que duas décadas de existência, completados ainda em janeiro deste ano. Com isso, o estabelecimento comandado pelo farmacêutico paulista Ricardo Dezen Arena, radicado no Sul da Ilha desde 2001, se inscreve também no rol dos mais antigos do gênero no Campeche e Sul da Ilha.
Instalada desde sempre no simpático Centro Comercial Castanheiras, um dos pioneiros do gênero no Campeche e Sul da Ilha, que completou recentemente 22 anos, a farmácia é também muito querida pelos clientes, pelas suas características peculiares. O atendimento é feito apenas pelo farmacêutico, em revezamento com sua fiel escudeira, a também paulista Joelma Aparecida Lopes, que o acompanha praticamente desde a inauguração da farmácia, em 2002.
Os dois costumam tratar os clientes com o mesmo sentido de vínculo e proximidade que se costuma verificar em cidades do interior. Com isso, possui uma carteira de clientes muito fiel, inclusive formando ‘amigos’ entre eles. “Nosso diferencial é atender também com ética e transparência; transmitir conhecimento e oferecer soluções”, assinala Ricardo. “Não somos e não queremos ser apenas vendedores de medicamentos”, afirma.
O sucesso do empreendimento e a confiança do público, contudo, não foi isenta de sobressaltos. “Tivemos muitos altos e baixos ao longo dos anos, em função da dinâmica do próprio mercado”. O momento mais desafiador, admite o empreendedor, foi a chegada das grandes redes farmacêuticas, a partir de 2010, que acabou por ceifar algumas pequenas farmácias tradicionais do bairro. “Perseveramos e felizmento tudo deu certo’, comemora.
Com ótimo mix de medicamentos e cosméticos variados, além de boa relação com fornecedores, a farmácia é ágil também na reposição de medicamentos eventualmente em falta. “Em 24 horas, no máximo, conseguimos repor qualquer medicamento”, destaca Ricardo. A farmácia funciona todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 20h, com pequeno intervalo de 40 minutos para o almoço. Aos domingos, fica aberta das 8h às 12horas. A farmácia também dispõe de serviço de tele-entrega.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC – Foto: Divulgação/JC)
FARMÁCIA CASTANHEIRAS – Rua do Gramal, 1753. Sala 07. Centro Comercial Castanheiras. Campeche. F:3338.8043.