13 de setembro de 2022

ESPECIALIZADA em energia solar, Alpha chega à Grande Florianópolis

Com as tarifas de energia elétrica cada dia mais caras – no estado acaba de entrar em vigor novo reajuste de quase 10% nos preços da energia elétrica, a energia solar vem ganhando cada vez mais corpo como alternativa de geração, nos âmbitos residencial, comercial e industrial. Privilegiada por natureza, Santa Catarina desponta nesse cenário, com a instalação de sistemas fotovoltaicos crescendo a passos largos.
Somente no ano passado, o estado dobrou a potência instalada com painéis fotovoltaicos, atingindo atualmente 471 megawatts, conforme dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Com isso, o estado galgou duas posições no ranking de estados geradores, ocupando atualmente a quinta posição nacional. Em todo o país, os sistemas fotovoltaicos já atingem 16,4 gigawatts, potência maior que o da Usina de Itaipu, por exemplo, que é a maior hidrelétrica do país.
Atento a esse cenário, uma pequena empresa criada há pouco mais de quatro anos em Porto Belo, no litoral norte catarinense, vem se expandindo e acaba de aterrissar na capital. Trata-se da Alpha Soluções Renováveis, comandada pelo técnico em redes sul-mato-grossense Francisco da Silva Santana Júnior, radicado no estado há 16 anos. A empresa é especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais dos mais variados portes, de pequenas e médias empresas a prédios e indústrias.
Santana garante que o custo-benefício do investimento é altamente vantajoso. “Uma família que tem uma conta de energia elétrica na faixa de R$ 700,00, por exemplo, em cinco ou seis anos já paga tudo o que investiu”, afirma. “A partir do primeiro mês de entrada em funcionamento do sistema, a conta de luz já tem uma redução de até 30 a 45% na conta de energia, considerando uma geração ideal”, acrescenta. O tempo entre a contratação e o início do funcionamento do sistema de energia solar varia conforme o porte, mas não costuma exceder 60 dias.
A implantação também envolve parte documental, que envolve a autorização do projeto pela concessionária de energia elétrica estadual. O técnico destaca que o momento é oportuno para quem está pensando em investir na modalidade. ‘Os projetos devem ser protocolados na concessionária até 31/12/2022. Em 06/01/2023 quando entrar em vigor o marco da geração de energia alternativa (solar, eólico e elétrico), até 5MW, quem investir em sistema fotovoltaico terá direito garantido à isenção da cobrança do ‘Fio B’ (tarifa cobrada pela Aneel) até o final de 2045.’ O momento de investir é agora; a energia solar é energia limpa, sustentável; a energia do futuro”, assinala Santana. (Foto: Divulgação/JC. Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC).
ALPHA Soluções Renováveis  – F:(48) 99865.4057(w). Atendimento em todo Litoral Norte (SC) e Grande Florianópolis