30 de janeiro de 2023

ESCOVAÇÃO dental eficaz promove saúde geral ‘muito além da boca’

É com prazer, atendendo ao pedido do editor deste jornal, que estreio o conteúdo, nesta importante coluna, publicada nas edições impressa e eletrônica deste veículo, trazendo sempre temas relevantes sobre saúde e bem-estar. Para começar, nada mais justo que relembrarmos primeiramente a definição do que é ‘estado de saúde’, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU): “Saúde é o estado de completo bem-estar, físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.
Ciente disto, contribuo destacando para vocês a importância de um hábito aparentemente simples e trivial, mas que tem enorme relevância para a saúde geral: a escovação dental. O bem-estar, nunca é demais relembrar, começa pela boca. Quando mantemos uma rotina de escovação dentária eficaz, usando fio dental, e se necessário complementação com escovas interdentais, sentimos imediatamente uma melhora no nosso bem-estar físico. Isto porque, com a adoção deste hábito, é possível manter a microbiota oral, em equilíbrio, ou seja, organizada de forma a favorecer a saúde geral do indivíduo. Basta comparar o oposto deste quadro: a falta de escovação ou a escovação irregular e ineficiente contribui para o desenvolvimento de colônias de bactérias altamente deletérias à saúde. Bactérias, estas, que podem migrar para demais partes do corpo, causando prejuízos ao nosso organismo.
É possível evitar estes riscos, com o simples hábito da higiene oral, de maneira eficiente. Na dúvida, sobre a forma mais adequada de escovação, consulte um cirurgião-dentista, otimizando os resultados. Alerto também para a necessidade de realizar a limpeza dentária profissional, que é essencial para prevenir estes problemas relatados e diversos outros. Tudo que estiver ao nosso alcance pessoal, acessível para melhorar nossa saúde geral, é conveniente e benéfico que utilizemos. A partir da simples escovação dentária diária você poderá impulsionar consideravelmente a melhora e a promoção de sua própria saúde sistêmica. (Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares).