3 de abril de 2023

BIOETE, tecnologia inovadora para tratamento de efluentes de esgoto

Com tecnologia inovadora e custos acessíveis, desembarcou recentemente na capital catarinense uma empresa de saneamento que tem tudo para revolucionar o modelo de tratamento de esgoto residencial que predomina na Ilha de Santa Catarina, especialmente nos bairros desprovidos de rede ativa da Casan. Com mais de 10 mil unidades instaladas em todo o país, especialmente na Região Sudeste, a Bioete Saneamento fabrica e instala compactas Estações de Tratamento de Esgoto, para residências unifamiliares, multifamiliares, comércio, restaurantes, hotéis, pousadas, sítios, hospitais, postos de saúde, escolas, marinas e até indústrias.
O equipamento possui tecnologia biológica nacional patenteada, inclusive no exterior, que permite tratar o esgoto da casa toda pois processa a água negra (sanitário) e água cinza (demais descartes), gerando efluente (água Classe 2 conforme resolução Conama, sem patógenos) adequado ao descarte no meio-ambiente. Com matriz em Contagem (MG) e 14 anos de atividades, a empresa optou pelo Sul da Ilha para instalar, há pouco mais de sete meses, a Bioete Sul, subsidiária para os três estados no sul do país.
Além da eficiência tecnológica, destaca o gerente comercial da subsidiária regional, Leonardo Lopes, outro diferencial importante da marca é o preço competitivo. “O custo-benefício do nosso produto não encontra correlato na Região Sul e no próprio país”, assegura o dirigente, que ressalta ainda seu baixíssimo custo operacional após instalado. “Nossa tecnologia tem alta eficiência, não gera lodo ativado e nem consome energia elétrica, pois dispensa além do caminhão limpa fossa, qualquer tipo de aparelho elétrico (bombas)”, garante.
Compacto, instalado na horizontal, o equipamento também exige muito pouca área para instalação e operação, e tem 10 anos de garantia de fábrica. A empresa oferece diversos modelos-padrão, para residências e prédios, para pronta-entrega, e fabrica sob medida equipamentos de grande porte, até mesmo para cidades inteiras. “Temos diversas estações prontas, em nossa central de distribuição em Barra Velha/SC, no litoral norte catarinense; e, no caso de estações maiores, mandamos fabricar e trazer de nossa matriz, em Contagem”, avisa Lopes.
Em Minas Gerais, segundo ele, o município de Conceição das Alagoas já opera toda a rede de esgoto municipal com estações da Bioete que tratam 35 mil habitantes. O sistema inovador, explica ele, funciona por meio da inoculação de fábrica de um blend de 183 rizobactérias oriundas da flora brasileira e de tubérculos, que são mantidos vivos e ativos por tempo indeterminado através de uma chicana de bambu, até a entrada em operação do equipamento. O processo Bioete é formado basicamente por duas peças: uma caixa de gradeamento, para retenção de resíduos sólidos grosseiros, e reator para biodigestão do esgoto doméstico.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC)
BIOETE SUL – Rod. Dr. Antônio L. Moura Gonzaga, 339. Sala 216B. Multi Open Shopping. Rio Tavares.  F:99209.6471 (w).
Instagram @biotefloripa_oficial
Facebook @bioetefloripa_oficial