12 de junho de 2023

COLUNA da Aline: mutirão restaura símbolo histórico no Pico da Cruz

Saúdo a todos os leitores, nesta edição que marca a comemoração  do aniversário de 24 anos do Jornal do Campeche. Neste mês, quero compartilhar com vocês a alegria de rememorar uma ocasião muito especial que presenciamos e participamos recentemente: o dia da restauração da cruz, símbolo muito conhecido e tradicional situado no meio da Praia da Joaquina, no Leste da Ilha, vizinha ao Campeche, que envolveu a união de muitos amigos, familiares e pessoas da comunidade local e entorno.
A cruz que dá o nome ao local, Pico da Cruz, há pouco mais de dois anos se encontrava inteiramente degradada e precisava com urgência de uma restauração completa, para manter sua simbologia e referência turística da badalada Praia da Joaquina. O trabalho, contudo, exigia grande força humana e também recursos, e só se tornou possível por meio de uma cotização de recursos e força de trabalho de um grande número de pessoas, com importante apoio também do Mercado Villa Cruz.
Por meio desta coluna, queremos nos congratular e deixar registrado também os nomes de algumas pessoas que se empenharam nos trabalhos de restauração do monumento religioso, emotivo e histórico da Joaquina. Em  nome da comunidade, agradecimento  ao  Fabrício Tuba,  Bernardo, Ado, Cláudio Pitbull, Cleverson Baiano, Cassio Pitta, Rudy, Biel, Guto, Marcão e Márcio, pela dedicação na reconstrução da cruz.
O monumento é referência para turistas, moradores e amantes desta praia. Há 53 anos, data estimada de sua instalação, até os dias atuais, é parte integrante da belíssima paisagem da Joaquina, cercada de dunas e o oceano Atlântico, cenário que já estampou milhares de fotografias deslumbrantes que circulam mundo afora. O nascer do sol e o cair da noite se revestem de mais beleza e magia, com a presença do místico monumento, agora mais uma vez restaurado, fazendo cada dia um espetáculo único. A preservação do patrimônio natural, histórico e cultural da Ilha faz parte do processo de valorização da nossa  própria comunidade, da cidade e de sua população.  (Aline Cervera é cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares).