12 de junho de 2023

‘FLORIPA 350 Anos’, obra de arte para marcar aniversário da cidade

Uma obra de arte para Florianópolis. Assim pode ser definido o livro ‘Floripa 350 Anos’, que a Editora Expressão lançou oficialmente no final de maio, na capital catarinense, em evento prestigiadíssimo, no badalado Hotel Faial. A obra reúne as histórias, pessoas e acontecimentos que fazem a capital catarinense ser conhecida nacional e internacionalmente como a Ilha da Magia.
Com capa dura, amplamente ilustrado, com 224 páginas, o livro “Floripa 350 Anos” foi escrito pelo jornalista e historiador carioca Maurício Oliveira, com passagem pelo jornal O Estado, de Florianópolis.  Dono de amplo portfólio de publicações sob encomenda, de temática dirigida, o historiador apresenta, num texto caprichado – que é sua marca-registrada -, registro panorâmico da trajetória desta cidade que cada vez encanta mais o mundo todo.
Com tiragem de cinco mil exemplares, a obra conta com entrevistas do prefeito Topazio Neto, do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, e do ex-presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Rodrigo Rossoni, que recentemente passou o bastão da entidade para seu sucessor. O conteúdo, segundo a editora, vai muito além e ‘convida o leitor a mergulhar em todos os aspectos de Florianópolis’.
O livro dá destaque a personalidades que fizeram história da cidade, como Franklin Cascaes, o poeta Cruz e Sousa, Antonieta de Barros, além de um seus mais famosos manezinhos, o ex-tenista Guga Kuerten. Mas não para por aí. A obra ainda aguça os nossos sentidos, garante a editora, com algumas amostras da gastronomia local, evidencia também a pesca da tainha, a força da cultura, a potência do carnaval, e a rivalidade centenária entre os times da capital, Avaí e Figueirense.
Também contrasta a Floripa do passado com a cidade moderna, em constante desenvolvimento, tecnológica e inovadora, mas que não esquece as raízes e tradições. Como não poderia deixar de ser, com imagens impressionantes, apresenta as belezas naturais da Ilha da Magia, mostrando praias e caminhos encantados, com indicação das trilhas e dos tantos locais que fazem de Floripa um verdadeiro paraíso. A obra pode ser adquirida no site da editora: editoraexpressao.com (Fonte: Assessoria de Imprensa/Editora Expressão).