16 de junho de 2023

NOTÍCIAS do Marquito: denúncia do mandato detém desmatamento

NOTÍCIAS DO MARQUITO
Informativo parlamentar do deputado-estadual Marcos José de Abreu (Marquito) – PSOL SC

Desmatamento no Morro do Lampião
Um dia após a questionada aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal de Florianópolis, recebemos denúncia de desmatamento no Refúgio da Vida Silvestre Morro do Lampião. Encaminhamos o caso para a Floram e solicitamos informações dos encaminhamentos. A atividade foi embargada e os responsáveis foram multados.
Mesmo assim, houve danos a essa área de preservação permanente. Cerca de 400 metros quadrados de vegetação típica do bioma Mata Atlântica foram afetados. Sentimos muito.
Lamentamos o caminho que Florianópolis tem tomado, de destruição do meio ambiente. Para nós, proteger a natureza é cuidar da saúde coletiva, é valorizar nossas riquezas. Seguimos trabalhando por uma cidade, um estado, um país e um mundo socialmente e ecologicamente mais equilibrado.

SC-405 e SC-406
Exercendo nosso papel de fiscalizar o executivo estadual, temos cobrado melhorias nas estradas catarinenses. O Sul da Ilha conta com duas, que precisam de consertos, redutores de velocidade e ciclovias, entre outros. Estamos em contato direto com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, e com as empresas responsáveis pela manutenção dessas rodovias, para viabilizar as ações.

Lagoa do Peri
 Após questionarmos a Prefeitura sobre a base legal para uma empresa privada estar cobrando estacionamento no Monumento Natural Municipal Lagoa do Peri, a atividade foi suspensa. Havíamos apontado que, de acordo com a Lei nº 10.530/2019, a exploração de serviços dentro de unidades de conservação só pode ser feita após a elaboração de plano de manejo, o que ainda não foi concluído.

Violência com mulheres e crianças
 Na última edição desta coluna, noticiamos a insegurança à qual mulheres e crianças estão expostas no Sul da Ilha, com casos já registrados de importunação, assédio e até estupro. Desde então, nos reunimos com diversas entidades da região para chamar a atenção para o problema e pedir apoio na busca por solução. Distribuiremos na área um panfleto com informações sobre os diferentes crimes contra a dignidade sexual e as formas de notificação.

Produção da Assessoria de Comunicação do Mandato Agroecológico Marcos José de Abreu – Marquito – PSOL (foto):
Anita Grando Martins, Carol Morgan,
Gislaine Farinon e João Gabriel Oliveira. Instagram/Facebook marquito.sc
Twitter ecomarquito
Email: marquitopsol@gmail.com
Endereço: Assembleia Legislativa do Estado de SC (Alesc SC). Gabinete 26.
Fone: 48-3221.2661.