30 de outubro de 2023

COLUNA da Aline: exuberância da natureza na primavera da Ilha

Apesar das chuvas e das tensões mundiais, é chegada umas das estações mais esperadas do ano, especialmente para nós privilegiados moradores da Ilha de Santa Catarina. Estação da floração das plantas – período em que ocorre a polinização das flores pelas abelhas, beija-flores, besouros, borboletas, além dos ventos e das chuvas – a primavera também costuma mexer com as nossas emoções, trazendo-nos mais alegria.
Primavera, em latim ‘prima vere’, não por acaso, significa primeiro verão. Época colorida e normalmente úmida, devido à intensidade das chuvas primaveris. As estações acontecem em nosso planeta por causa da inclinação do eixo da Terra (23graus e 27min), juntamente com o movimento de translação que ocorre ao redor do sol, em um período de 12 meses, demarcando assim claramente as quatro estações.
Inspirados pelo som da música de Antonio Vivaldi – compositor italiano dos século XVII e XVIII – , o tema ‘Le Quattro Stagioni’ sintetiza muito bem esses períodos distintos.  Nessa obra, a combinação de notas musicais fazem alusão, mimetizam e se assemelham aos sentimentos despertados pelas estações do ano. No trecho ‘primavera’, a música nos leva a notas que trazem alegria, vivacidade, distração e contentamento.
Ao caminhar, desfrutamos dos perfumes, cores e sentimentos que só as flores são capazes de despertar, como traduzidos na referida música atemporal de Vivaldi. É neste período do ano que desfrutamos também das temperaturas amenas, com aumento gradativo, evoluindo juntamente com o desabrochar das flores.
Outro grande compositor, brasileiríssimo, que homenageou a estação, foi o saudoso carioca Tim Maia. Dentre suas estrofes mais conhecidas temos: “Trago esta rosa para lhe dar”; “Hoje o céu está tão lindo”; e, “é primavera!”.
Florianópolis é agraciada também pela quantidade de dunas que permeiam sua costa, ecossistema muito rico em espécies florais. Destacamos algumas: ‘cruz de malta’ é uma flor bem característica, míuda e delicada de cor amarelo intenso, de quatro folhas em formato de trevo; a ipoema imperati é outra flor pequena e encantadora, em forma de tulipa e de cor branca; a margarida das dunas tem um amarelo muito intenso quase alaranjado, lembrando até o girassol; a petúnia, por sua vez, exibe uma envolvente cor púrpura, lilás e roxa. Caminhar pela Ilha e apreciar sua riqueza floral nesta época é um espetáculo para os olhos e os sentidos. (Aline Cervera é diretora geral do consultório odontológico OERT (Odontologia Rio Tavares). www.oert.com.br
Foto: Gustavo Boemer/Divulgação/JC