7 de fevereiro de 2014

Cães de guarda, melhores raças

Com aspecto de poucos amigos, agressivo ou barulhento, o cão ainda é a principal defesa contra ladrões na maioria dos lares brasileiros. Calcula-se que hoje já sejam mais de 30 milhões em todo oILUSTRA BICHOSeCIA1.set13 país, numa média de um para cada sete pessoas. O cão de guarda eficiente é muito mais que um animal que ataca invasores, ele costuma espantá-los antes mesmo que se animem a invadir a propriedade. Muitas vezes, basta uma aparência que amedronte ou um latido mais vigoroso.

Mas a escolha da raça mais adequada tem de ser feita com cuidado. Nem sempre o melhor amigo do homem é o melhor segurança. O cão de guarda eficiente deve saber obedecer ao proprietário, caso contrário pode tornar-se uma ameaça. Animais de raças como rottweiller, pastor alemão e fila tendem a ser agressivos se não tiverem tratamento correto desde pequenos. Por isso, é importante que o dono mantenha contato amigável com o cão desde cedo. A seguir abordamos as características do pastor alemão, um dos mais requisitados para a função de guarda residencial.

Raça criada especialmente para defesa de propriedades, companhia, guia de deficientes, pastoreio e atividades policiais, o pastor alemão costuma reagir com eficácia a agressões, late sem parar e muito alto. Atento, costuma perceber rapidamente o invasor, é obediente, tem bom potencial de intimidação e adapta-se bem a todo tipo de clima, em espaços médios e pequenos. Contudo, em função de sua popularização, muitos exemplares foram deturpados por cruzamentos mal-feitos, com perda de características originais da raça, o que resultou num temperamento mais instável.

Se tiver boa procedência, o pastor alemão é apegado à família e mostra disposição para aturar até mesmo brincadeiras de crianças, porém é conveniente não abusar. É considerada uma das três raças mais inteligentes do mundo, não tendo sido à toa escolhido para estrelar diversos filmes e seriados, entre eles o lendário Rin-Tin-Tin.  Além de leal e totalmente devotado às tarefas que lhe são incumbidas, tem como vantagem a facilidade de relacionamento com outros animais da casa.

Originário da Alemanha, o pastor-alemão puro tem tamanho médio entre 55 e 66 centímetros, pesa entre 34 e 43 quilogramas e tem expectativa de vida entre 10 e 12 anos. Seu principal problema de saúde é a displasia coxo-femural, que é o desenvolvimento anormal ou defeituoso na anca que, nos casos mais graves, pode causar sérios problemas de locomoção. Requer cuidados especiais também com a pelagem.  (Fonte: Revista Veja)