26 de fevereiro de 2020

COMPOSTO orgânico combate insetos e até caramujo africano

Mesmo que o calor tenha arrefecido um pouco com as chuvas de fevereiro, depois de um janeiro tórrido, as infestações de insetos nocivos devem se estender pelo menos até o final do verão e mesmo início de outono, causando os tradicionais transtornos, prejuízos e riscos à saúde de todos.  Quem está pensando em enfrentar essas ‘pequenas feras’ do dia a dia de nossas casas, mas teme o impacto das aplicações dos tradicionais inseticidas químicos, tem uma boa alternativa no Sul da Ilha.
Trata-se um eficiente composto orgânico, elaborado a partir da mistura de vários óleos naturais – entre eles o óleo de citronela -, produzido no interior paulista há mais de 25 anos. O produto é comercializado e aplicado com exclusividade em Florianópolis pelo paranaense Marcos, entusiasta dos métodos orgânicos, radicado no Sul da Ilha há 28 anos. “Além de não impactar no meio-ambiente, tem eficácia comprovada para combater mais de duas centenas de insetos diferentes”, assegura.
Além das baratas, cupins, moscas, mosquitos, formigas, pulgas e aranhas, entre outros, o produto também é efetivo contra os temidos caramujos africanos, praga com infestação crescente na capital. No caso específico dos caramujos, explica ele, a operação de combate é complementada com uso de iscas. O composto também tem efeito bactericida e germicida, atacando o ácaro, causador de problemas respiratórios.
Com manipulação fácil e segura, não necessitando sequer dos tradicionais equipamentos de proteção, permite a utilização dos espaços dedetizados pouco mais de uma hora depois de finalizada a pulverização, garante Marcos. O produto não mancha cortinas e paredes, conforme ele, e não deixa sequer odores após a aplicação. “A única precaução que temos é solicitar ao morador que guarde escovas de dente, artigos de higiene, alimentos e utensílios para cozimento durante a aplicação”, avisa.
O trabalho dura em média pouco mais de uma hora para uma casa média, de 80 metros quadrados. Normalmente, o processo também abarca o terreno para maior efetividade dos resultados. Em casos mais complicados, é feita inclusive uma reaplicação. “Nosso custo-benefício é altamente vantajoso, até por questões de saúde; produtos químicos são cancerígenos e perigosos, principalmente em casas que têm crianças e animais domésticos”, argumenta. “Quem experimenta uma vez o nosso produto, normalmente retorna sempre”, afirma. (Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC). Foto: Divulgação/JC.
DEDETIZAÇÃO ORGÂNICA. Campeche. Sul da Ilha. F:99998.7879(w)