22 de dezembro de 2020

REELEITO, vereador do Sul da Ilha é o campeão de votos na capital


Campeão
 O engenheiro agrônomo e vereador Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), do Sul da Ilha, foi o campeão de votos na recente eleição à Câmara da capital. Um dos artífices da famosa Revolução dos Baldinhos, projeto de incentivo à reciclagem doméstica, foi reeleito com 5.858 votos, quase dois mil votos a mais que o segundo colocado. Outros dois vereadores com base eleitoral no Sul da Ilha também se reelegeram: Roberto Katumi (PSD), com 3.038 votos, e Maikon Costa (PL), com 1.796 votos.  (Na foto, vereador Marquito com a estreante Carla Ayres, do PT)

Novidade
 A região ainda elegeu um quarto vereador, o ex-motorista da Insular e ex-intendente do Campeche, Gilberto Pinheiro, o Gemada (Podemos), com 1.839 votos. Conhecido também por sua atuação como assessor do vereador Erádio Pereira, que não se reelegeu, Gemada fará sua estreia na casa. A Câmara teve uma renovação de 47% nas eleições de 15 de Novembro. Dos 23 eleitos, 11 serão estreantes. A Câmara terá ainda, pela primeira vez, cinco mulheres numa mesma legislatura: Manu Vieira, Pri Fernandes, Cíntia (Coletiva Bem Viver), Maryanne Mattos e Carla Ayres.

Reeleição
  O prefeito da capital Gean Loureiro não teve dificuldades para se reeleger. Mantendo uma tradição na capital desde o advento da reeleição – somente ex-prefeito César Souza Júnior abdicou de tentar se reeleger, em 2016 -, Gean mostrou pujança eleitoral e liquidou a fatura no primeiro turno. Num ano atípico, com abstenção que beirou 30%, ele abocanhou 126.144 votos, correspondente a 53,46% dos votos válidos. A surpresa negativa do pleito foi o desempenho da ex-prefeita Ângela Amin, que terminou em quarto lugar, com apenas 17.515 votos.

Armação
Numa iniciativa do subprefeito do Sul da Ilha, Francisco Carlos de Oliveira, o conhecido Chico, em parceria com a presidente do Conselho Comunitário Armação Unida, Margarete Martins, um pequeno trecho de calçada frontal à praia, entre a igrejinha e o deck da Praia da Armação, está ganhando nova pavimentação em paver, que deve ficar pronta ainda antes da temporada. Depois de persistir na reivindicação durante quase um ano, Margarete conseguiu apoio de Chico, no cargo há pouco mais de dois meses, sensibilizando a Secretaria de Infraestrutura, que deu sinal verde para a obra. A execução está a cargo da Pavicon. Obra simples, mas que deixa o local ainda mais bonito.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC).

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”
José Saramago, escritor português