22 de dezembro de 2020

TRANSLUSCÊNCIA nucal: Síndrome de Down e outras doenças do feto

A transluscência nucal veio aumentada no meu exame, isso significa que meu bebê possui síndrome de Down? O médico Guillherme Cordeiro Varella, responsável pelos exames de ultrassonografia na Clínica Médica Santa Úrsula, alerta que essa é uma dúvida comum e mesmo pertinente, de muitos pais, que acreditam que a aferição da transluscência nucal serve exclusivamente para pesquisa de trissomia do cromossomo 21, mais conhecido como Síndrome de Down.
O médico ressalta que essa informação é verdadeira, sendo um sinal (marcador) importante quando se encontra aumentada, mas apenas em parte, não sendo de forma alguma uma alteração específica e exclusiva desta cromossomopatia. Além de estar associado à Síndrome de Down, alerta Varella, o aumento da transluscência nucal está associado também a diversas outras cromossomopatias, como por exemplo a Síndrome de Turner.
Vale ressaltar, acrescenta ele, “que também possuímos alterações específicas de determinadas estruturas que também podem elevar o tamanho deste marcador, como cardíacas (a insuficiência, por exemplo), congestão venosa na cabeça e pescoço, falha na drenagem linfática, composição alterada na matriz extracelular, anemia fetal, hipoproteinemia fetal, malformações ósseas e infecção congênita, entre outras.”
A detecção precoce de várias moléstias do feto pode ser obtida por meio de exames de ultrassonografia, disponível na Santa Úrsula. O médico ressalta, contudo, que esta medida deve ser tomada entre a 11ª a 13ª semana e seis dias da gestação, ou mais precisamente quando o feto apresentar o crescimento cabeça-nádega entre 45 e 85 milímetros.
Além de exames de ultrassom, a Clínica Santa Úrsula oferece atendimento em diversas outras especialidades: dermatologia, odontologia, pediatria, psicologia, psiquiatria, obstetrícia, osteopatia, geriatria, otorrinolaringologia, acupuntura, hematologia, ginecologia, ortopedia, angiologia, fonoaudiologia, fisioterapia, RPG, nutrição, clínica geral, oftalmologia e estética. Primeira clínica médica multia-especialidades do Sul da Ilha, às vésperas de completar 20 anos de atividades, a Santa Úrsula atende por convênio e particulares. Funciona em modernas instalações no coração do Campeche, na avenida principal do bairro.
CLÍNICA MÉDICA SANTA ÚRSULA – Av Pequeno Príncipe, 1650, Sala 05. Campeche (atrás da Panvel). F:3226.1212/99964.0402(w).