5 de julho de 2022

ENXERTO ósseo: alternativa técnica para viabilizar implantes dentários

Enxertos ósseos costumam ser necessários em casos onde exista perda da estrutura anatômica original. Isso porque, nas regiões onde houve perda dentária, é frequente ocorrer a reabsorção óssea, sendo necessário por vezes a recomposição da estrutura óssea perdida, previamente ao procedimento de um implante dentário.
Atualmente, realizamos diversas métodos de regeneração óssea, a começar pelas técnicas preventivas, executadas ainda no momento imediato à extração de um elemento perdido. Com o recurso chamado de regeneração óssea guiada, é possível guiar a cicatrização pós-operatória, e com isso melhorar o prognóstico das dimensões ósseas, pós-perda dentária.
Também é factivel realizar a extração do elemento perdido, com a instalação imediata do implante; nestes casos, serão utilizados particulados ósseos sintéticos para compor o espaço entre o implante instalado e o alvéolo, juntamente com membranas de proteção. Assim como é viável regenerar estruturas ósseas perdidas após extrações dentárias de médio e longo  prazo.
Nestas técnicas, conseguimos coletar o sangue do paciente e centrifugar este sangue, para obtermos o L-PRF (fibrina rica em plaquetas e leucócitos). Com este material colhido, adicionamos o particulado ósseo sintético e o posicionamos na região, com ancoragem por membranas e/ou mini-parafusos. Após um procedimento como este, esperamos cerca de 10 meses para realizar uma nova tomada radiográfica, para checarmos o ganho ósseo da região.
Nesta técnica, o ‘turn-over’, que é um mecanismo natural de renovação da estrutura óssea, é ativado, e toda região em que foi colocado o particulado sintético é reabsorvido e depositado no local o osso natural. Com o avanço destes métodos, conseguimos otimizar muito as técnicas e prognósticos de enxertos ósseos, evitando procedimentos antes mais invasivos. Melhorando assim também, de forma muito expressiva, o conforto dos pacientes.
O enxerto ósseo é um conjunto de técnicas que compõe a  especialidade da implantodontia, do consultório Odontologia Especializada Rio Tavares (OERT), no Sul da Ilha. Instalado no Rio Tavares, há mais de nove anos, o OERT conta com equipe multidisciplinar e atendimento em diversas especialidades.
(Texto: Dra Aline Cervera, implantodontista e protesista, diretora-geral do OERT).
ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA RIO TAVARES (OERT)
AGENDE CONSULTA DE AVALIAÇÂO PELO WHATSAPP: 48-99955.5726(w).
WWW.OERT.COM.BR – Instagram @OERT_ODONTOLOGIAESPECIALIZADA.