18 de abril de 2023

Feira reúne editoras independentes em ‘open shopping’, no Rio Tavares

  A fim de incentivar a cena independente de publicadores catarinenses, a Letraria Livros, em parceria com a Caseira Editora e o apoio do MULTI Open Shopping, promoveu no hall de entrada do open shopping, que fica no Rio Tavares, em Florianópolis, a Feira de Publicações Independentes. O encontro gratuito aconteceu no domingo, dia 23 de abril, data em que se celebra o Dia Internacional do Livro. Participaram desta edição 10 editoras: Caiaponte Edições, Casatrês Editora, Caseira Editora, Cultura e Barbárie, Editora Nave, Editora Noa Noa – Instituto Casa Cléber Teixeira, Périplo Editora, Pi Editora, Potlach Editora e Selo Patifaria.
Além da Feira, a programação contou ainda com contação de histórias e oficina. A partir das 16h, Isabel Francisco fez a contação do conto Pote Vazio, e às 17h,teve início a Oficina de Encadernação Artesanal. Quem participou da oficina para iniciantes pode produzir um caderno sem pauta tamanho A5 todo feito à mão. O evento aconteceu no MULTI Open Shopping, que fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares.
Programação gratuita – A agenda cultural gratuita do MULTI contou ainda com música, exposição e cinema ao ar livre. Na sexta-feira, dia 21, feriado de Tiradentes, a banda Erva Rasteira levou muito Forró, Xote e Baião para o palco da Praça MULTI.  Na mesma data teve também brincadeiras e atividades lúdicas com a equipe da recreação Fuzarka.
No sábado, 22, a partir das 18h30 o empreendimento sediou cinema ao ar livre no estacionamento dos fundos, com exibição do curta “Dás um banho, Zé Perri!”, que já conquistou diversos prêmios em festivais. Escrito e dirigido pelo ilustrador e chargista catarinense Zé Dassilva, o filme de 21 minutos é ambientado em 1930 e conta a história de um desenhista (vivido pelo ator Marcos Veras) que convence o escritor e aviador francês autor de “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry (Rodrigo Fagundes), a viajar até Florianópolis a fim de realizar o sonho de sua amada Rosa (Alana Ferri): dar uma volta de avião. É uma obra lúdica, repleta de alusões à obra de Exupéry, inspirada num fato real: a convivência dos aviadores franceses com as comunidades de pescadores no Sul do Brasil, onde Exupéry era chamado de “Zé Perri”.
Diário do Zeperri – O hall de entrada do MULTI recebeu ainda, até 21 de abril, a exposição O Diário do Zeperri que apresenta relatos e histórias da passagem do escritor Antoine de Saint-Exupéry pelo Sul da Ilha de Santa Catarina. Doze painéis com curiosidades da vida do Zeperri, como é chamado pelos manezinhos, bem como sobre a passagem dele pelo bairro do Campeche, integraram a mostra. Além disso, o público pode fazer registros fotográficos ao lado de personagens do livro O Pequeno Príncipe, que completou 80 anos em abril, e ainda ler algumas frases inspiradoras de Saint-Exupéry e colorir artes inspiradas na vida do autor num painel instalado junto da exposição.
O Diário do Zeperri é uma realização do MULTI Open Shopping com patrocínio do Grupo OAD Incorporações e Sicredi. E conta com a curadoria de Mônica Cristina Corrêa, presidente da Associação Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB). Na exposição constaram aquarelas de Beatriz de Miranda e artes de Victor Emmanuel Carlson. Os textos dos painéis foram revisados por Maria Tereza de Queiroz Piacentini. (Texto: Juliano Zanotelli – Assessoria de Imprensa Multi Open Shopping – F:99921.9073)