2 de abril de 2024

COLUNA da Aline: econômicas e ágeis, ‘scooters’ viram mania na Ilha

Com muito entusiasmo, trazemos hoje ao nosso público um assunto um tanto inusitado, no que tange às temáticas abordadas neste espaço, mas que empolgou esta colunista e certamente também vai empolgar os leitores: a mania das ‘scooters’ que vem conquistando o coração da Ilha da Magia. Scooters, para quem ainda não sabe, são motonetas (pequenas motos), que se diferenciam das motos tradicionais por proporcionarem maior conforto e segurança para os condutores.
Ao contrário das motos tradicionais, onde o condutor vai montado, na scooter o piloto dirige sentado, trazendo maior conforto, segurança e, porque não dizer, mais prazer em pilotar.  A variação de scooters no mercado é imensa, para todos os gostos e idades, desde jovens e adultos até o público mais maduro – segmento que cada vez preza mais pela sua independência e autonomia.
Os preços também variam bastante, podendo se encontrar motonetas a partir de R$5mil até R$50mil, dependendo do modelo e opcionais.  A paixão pelas scooters também se dá, por suas inúmeras outras vantagens: hipereconômica, chega a fazer até 60 quilômetros com um litro de combustível. Já começam também a chegar ao mercado as opções elétricas, ainda mais econômicas e sustentáveis, com autonomia de até 50 quilômetros.
Um dos modelos mais antigos e tradicionais de scooter é a motoneta BIZ, encontrável nos modelos de 100 e 125 cilindradas.  Prática e econômica, otimiza a mobilidade urbana, especialmente em cidades de tráfego intenso, como Florianópolis. Puxada por essas razões, é notável a expansão dessa cultura citadina na capital catarinense.
Noutra famosa ilha do planeta, Bali, na Indonésia, a scooter é predominante no cenário urbano, usada por homens e mulheres de todas idades. Além da maior mobilidade para deslocamentos curtos e médios, para o trabalho e atividades diversas, a scooter também é ótima companheira para o lazer, facilitando o acesso às praias, pontos turísticos e passeios em geral. Com baixo custo de manutenção, baixo custo de combustível, diversão e mobilidade garantidas, é uma aventura que vale a pena!
(Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista diretora geral do OERT – Odontologia Especializada Rio Tavares, no Sul da Ilha). Foto: Divulgação/JC