2 de abril de 2024

LONGA e sem obstáculos, rua vira ‘pista de corrida’ e assusta morador

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Transformada rapidamente em importante via de ligação direta entre o interior do Campeche e a Rodovia SC-405 após sua pavimentação asfáltica, concluída há pouco mais de um ano – além de valorizado e super-habitado reduto residencial da região – o novo status da Rua Laura Duarte Prazeres também está provocando muita dor de cabeça para moradores e usuários. Isso porque a rua, que até pouco tempo era de chão de batido, se transformou numa pista de rolamento com nada menos de 1,4 quilômetro de extensão em linha reta, sem obstáculos, estimulando o abuso de velocidade.
“O movimento aqui é constante todos os dias nos horários de pico, e se agrava no período da noite, especialmente nos finais de semana, com pegas de carros e motos, gerando uma situação de intranquilidade permanente para nossas famílias”, comenta Alexandre Resmini, que reside em trecho da rua mais próximo à SC-405. Segundo ele, os acidentes já viraram rotina no local, especialmente envolvendo motoqueiros, felizmente até agora sem registro de vítima fatal.
Na tentativa de reverter a situação de insegurança para moradores, motoristas e pedestres, um grupo de moradores local se organizou e criou recentemente uma comissão para pleitear junto ao poder público intervenções na rua. “Encaminhamos um ofício aos principais órgãos do governo municipal, com um abaixo-assinado anexo, solicitando providências para resolver o problema; estamos agora aguardando a resposta das autoridades”, relatou Resmini.
O documento elenca uma série de intervenções integradas para resolver o problema da rua. São elas, em linhas gerais: colocação de ao menos quatro redutores de velocidade (lombadas); pintura de faixa de estacionamento de um lado da via e realinhamento do meio da pista; retirada de tachões fixados no local, sem função efetiva; melhorias na curva que conecta à Servidão das Águias, para acesso à Rua do Gramal; e introdução de uma faixa de conversão para ingresso da SC-405, para facilitar o trânsito na região.
Com custo estimado em R$ 2,5 milhões, bancado com recursos públicos municipais, as obras na Laura Duarte Prazeres foram concluídas em fevereiro do ano passado, e também contemplaram drenagem. Recentemente, no final de dezembro, foi entregue também a revitalização (substituição de pavimento e drenagem) da Servidão das Águias, que conecta a rua à Gramal. Com pouco mais de 280 metros de extensão, as obras levaram quatro meses e custaram R$ 499 mil aos cofres públicos, conforme dados do governo municipal. (Foto: PMF/Divulgação/Arquivo/JC)