2 de abril de 2024

ESPECIALIZADA em urbanismo e Reurb,Tellus festeja um ano no Sul

Com sólido know-how na área de urbanismo e especialização em regularização imobiliária, uma jovem empresa do Sul da Ilha vem ajudando a mudar a vida de milhares de famílias, viabilizando a sonhada titulação de propriedade. Trata-se da Tellus Urbanismo – ramificação de tradicional empresa de arquitetura e urbanismo que atua há mais de 12 anos no vizinho estado do Rio Grande do Sul – que fincou raízes há pouco mais de um ano no Rio Tavares, no Multi Open Shopping.
Sob o comando de uma dupla de experientes arquitetas, Carolina Esteves e Franciele Pereira (foto), a empresa possui ampla expertise em Reurb, legislação federal de regularização fundiária que estabelece uma série de normativas simplificadas para a legalização de imóveis, inclusive com condições subsidiadas para baixa renda. Podem se beneficiar da legislação todo tipo de imóvel ou edificação, inclusive imóveis prontos ou lotes com dimensões fora dos padrões.
“Atualmente, temos 70 núcleos em processo de regularização coletiva, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que contemplam cerca de 15 mil famílias”, assinala a arquiteta Carolina Esteves. Na capital, o Reurb é aplicado por meio do Floripa Regular, programa da Prefeitura Municipal do qual a Tellus é credenciada formalmente através do contrato 752/2023. ‘Importante ressaltar que o Reurb contempla todos os tipos de imóveis, desde o alto padrão até o popular“, ressalva ela.
O principal benefício do enquadramento no programa, explica ela, é a agilidade processual e o custo bem menor em relação a um processo jurídico individual convencional.  “Num processo simplificado – do Meu Bairro Regular ou do Reurb Histórico, em um ano, em média, já se consegue viabilizar a titulação de propriedade”, comenta. Na Ilha, conforme ela, há três macro-áreas, que englobam os bairros do Campeche, Rio Tavares e Morro das Pedras, São João do Rio Vermelho e Capivari que são passíveis atualmente de ações facilitadas de regularização, através do Meu Bairro Regular, que se estendem até meados deste ano.
 As vantagens da regularização, elenca ela, são inúmeras: valorização (estimativas são de incremento de até 30% no valor de mercado), maior liquidez na hora da venda, imunização do risco de penalizações e sentenças demolitórias, e segurança para herdeiros. Com uma equipe de profissionais associados, engenheiros, arquitetos, juristas, assistentes sociais e topógrafos, entre outros, a Tellus também atua na área de aprovação de licenciamentos construtivos, ambientais, constituição de condomínios, desmembramentos, Habite-se, averbações, individualização de matrículas e documentos imobiliários em geral. (Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC). Foto: Divulgação/JC
TELLUS – Rod Dr.Antonio L.M.Gonzaga, 3339. Sala 215 bloco A. Rio Tavares. F:9 9211.8669(w) tellusurbanismo.com.br – floriparegulartellus.com.br