16 de abril de 2024

EXPECTATIVA de vida de cachorros; descubra média de principais raças

Descubra quanto tempo, em média, cada raça pode viver e entenda os fatores que influenciam a longevidade dos nossos amigos peludos.

Bobi, o cão mais velho do mundo, completou 31 anos neste ano. Apesar de desejarmos que nossos companheiros vivam tantas décadas, sabemos que a expectativa de vida dos cachorros não é tão alta como a dele. Mas, afinal, quanto tempo os cachorros vivem? Abaixo, contaremos o que pode fazer para oferecer qualidade de vida ao seu companheiro e aumentar sua longevidade. Isso porque certos cuidados são básicos e essenciais, e já que nós somos os responsáveis pela vida dos nossos bichos, nada mais justo do que sabermos como cuidá-la, não é mesmo?
Antes de falar sobre a expectativa de vida das raças mais populares do mundo, é nosso dever alertar que os dados são gerais, ok?  Assim como nós, os seres humanos, a longevidade dos cães também depende de outros fatores, principalmente o estilo de vida. Por isso, fique atento ao próximo tópico para saber como oferecer uma vida longa ao seu companheiro fiel.
Mas, agora, confira as expectativas:  Beagle: 9,8; Border Collie: 12,1; Boxer: 10; Buldogue Americano: 7,7;Buldogue francês: 9; Buldogue inglês: 7,3; Cavalier king charles spaniel: 10,4; Chihuahua: 7,9; Cocker spaniel: 11,3; Dálmata: 10 a 13 anos; Dachshund: 12 a 15 anos; Golden Retriever: 10 a 12 anos; Husky: 9,5; Jack Russell Terrier: 12,7; Labrador: 11,7; Lhasa Apso: 12 a 14 anos; Mestiço: 11,8; Pastor Alemão: 10,1; Poodle: 14 a 18 anos; Pug: 7,6; Rottweiler: 8 a 10 anos; Shih-tzu: 11; Springer Spaniel: 11,9; Staffordshire Bull Terrier: 11,3; Yorkshire Terrier: 12,5.
Encontrou a raça do seu cão nessa lista? Não se apegue tanto a ela! Assim como citamos, aspectos como predisposição genética e estilo de vida contam demais afirmam os veterinários da Vet Quality, por isso, confira o próximo assunto:
Cuidados para aumentar a expectativa de vida do cachorro –  A curiosidade sobre a expectativa de vida dos cachorros, você já matou, certo? Porém, te convidamos a continuar por aqui! Isso porque o mais indicado é não se basear nesses dados, mas, sim, focar em cuidar da saúde e da qualidade de vida do bichano. E para isso existe a medicina veterinária preventiva, que atua exatamente para garantir anos a mais para nossos pets, mas com mais qualidade e felicidade. Então, para garantir a companhia do seu melhor amigo por muitos e muito anos, siga as orientações abaixo:
Vacinas em dia – Manter a carteira de vacinação em dia evita muitas doenças caninas. Por outro lado, um cãozinho não vacinado tem a saúde frágil e está propenso a várias enfermidades, inclusive as fatais.  Você sabia que a falta de vacinação os impede de passear, viajar e frequentar creches e hotéis para pet?  Por isso, elas são um alívio até mesmo para os tutores, que podem ficar despreocupados ao passear com o cão e ao deixá-lo ter contato com outros animais.
Exames periódicos –  Você costuma realizar exames de check-up? Ou, pelo menos, reconhece a importância deles para a sua saúde?  Então! Para os cachorros, existe o check-up veterinário, e se trata de uma bateria de exames super importantes para investigar doenças, verminoses, saúde ocular, dentição, deficiência nutricionais e qualquer outro problema.  Todos os aspectos acima, se prejudicados, podem diminuir a expectativa de vida dos cachorros, portanto, não esqueça de pedir os testes a um médico veterinário de confiança. No Vet Quality, temos todos os exames veterinários essenciais: eletrocardiograma; hemograma completo; exame de colesterol; endoscopia; exame de urina; ultrassom; etc.
Consultas ao veterinário – Falando em clínicas veterinárias, elas têm um papel fundamental na manutenção e promoção da saúde do seu cão. Porém, não espere os sintomas aparecerem para ir até uma. Pelo contrário, em alguns casos, as consultas regulares evitam com que eles apareçam!É dever do médico veterinário orientá-lo sobre: alimentação; exames; vacinação; rotina; questões comportamentais; segurança e bem-estar;prática de atividades físicas; hábitos de higiene; e todas as informações necessárias à saúde e qualidade de vida dos bichos.
O mínimo detalhe pode fazer muita diferença! Afinal, pets são únicos e a dica de produto ou ração que você recebeu de um colega, pode não funcionar com o seu cão. Além disso, profissionais qualificados conseguem detectar doenças (até mesmo as silenciosas) antes que se agravem.
Boa alimentação – A alimentação adequada é o pilar da saúde humana, mas também está relacionada à saúde e à expectativa de vida do cachorro. Nesse caso, as principais indicações são: compre uma ração adequada à idade e porte; quanto mais nutrientes, melhor; do mesmo modo, quanto menos aditivos, melhor; caso o doguinho tenha alergia, problema de pele ou outra condição específica, a ração deve ser adequada à condição; nem demais, nem de menos. Portanto, um veterinário deve examinar as condições do seu pet para orientá-lo em relação à quantidade; evite as rações a granel. Quanto aos filhotes e idoso, sempre que possível, opte pelas premium, pois eles precisam comidinhas mais reforçadas.
Exercícios regulares – Assim como a alimentação balanceada, os exercícios físicos também fazem parte do “combo de longevidade” do seu cachorrinho (e do seu também!). Nesse caso, vale, além dos passeios: brincadeiras interativas e brinquedos específicos.  Caso siga todas as dicas acima, a expectativa de vida do seu cachorro será apenas um detalhe. Lembre-se que cada animal é único, e em caso de preocupações com a saúde do seu cão, é fundamental buscar orientação profissional em um hospital veterinário.
Fonte +Texto: Valle da Mídia Assessoria de Imprensa. Christian – (11) 99904-6632. Rodrigo – (11) 98415-5507. Foto: Divulgação/JC