21 de agosto de 2023

COLUNA da Aline: Floripa já briga pelo título de ‘capital do ciclismo’

Esporte e meio de transporte saudável, que a cada dia ganha mais adeptos, não apenas entre os jovens, mas também entre o público adulto e até o mais ‘experiente’, o ciclismo encontra na cidade e especialmente no Sul da Ilha um ambiente muito propício a sua expansão. Além das próprias características geográficas da região, de preponderância plana, que favorece deslocamentos mais seguros, é visível que o poder público vem gradativamente investindo também no aumento de espaços especiais para a prática do ciclismo. Não apenas para fins desportivos, mas também como efetiva solução de mobilidade, para deslocamentos curtos e médios.
É fácil notar o surgimento regular de novos espaços ciclísticos, sejam ciclovias e ciclofaixas, em praticamente toda a cidade e também no Sul da Ilha, criadas dentro das possibilidades da dinâmica urbana disponível. Em toda a cidade, conforme dados da Prefeitura Municipal, já existem nada menos do que 181 quilômetros de malha cicloviária, o que é sem dúvida bastante significativo para uma cidade cuja maior porção está instalada numa ilha.
Dessa forma, seja como mero esporte ou sistema de mobilidade, o ciclismo torna-se cada vez mais importante e mais presente na vida da cidade, seja entre moradores e turistas, contando também para isso com um perfil predominante de moradores que prezam pelos hábitos saudáveis. Isso nos permite dizer sem medo de errar que Florianópolis já pode até ser considerada uma das principais cidades ciclísticas do país, almejando o título de ‘Capital do Ciclismo’.
Este esporte congrega grande número de praticantes, em diferentes escalas, podendo ser classificado de leve, moderado e avançado. Na prática leve encontram-se aqueles que usam a bicicleta para usufruir de um passeio saudável. O modo moderado abrange aqueles que tem por hábito regularmente percorrerem distâncias médias, de até 42 quilômetros. Na modalidade avançado estão, entre outros, os chamados triatletas que participam de provas com até 180 quilômetros.
A pedalada proporciona exercício aeróbico de qualidade, com menor impacto, aumentando a atividade da circulação sanguínea, propiciando ganho de massa muscular e perda de gordura e resultando, enfim, em inúmeros benefícios para o organismo , de saúde e até emocionais.  Para quem deseja iniciar no ciclismo, alguns cuidados são importantes para a segurança: uso de capacete, óculos e luzes/sinaleiras, no caso de pedaladas noturnas. Aventuras em grandes distâncias exige equipamentos reservas, como câmara e ferramentas, e algum conhecimento prático. No mais, o ciclismo é emoção: usufruir de paisagens, do bem-estar que proporciona e de benefícios para nossa saúde. Pedale!
(Texto: Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares).