22 de janeiro de 2024

FISIOTERAPIA pélvica traz conforto à gestação e inúmeros benefícios

Você sabia que a fisioterapia pélvica pode ser uma grande aliada durante a gestação? Essa especialidade da fisioterapia tem como objetivo prevenir e tratar problemas relacionados à musculatura do assoalho pélvico, que está diretamente ligada aos sistemas urinário, digestivo e reprodutivo.
Durante a gravidez, essa musculatura é sobrecarregada, e é aí que entra o papel fundamental da fisioterapia pélvica. Além de garantir o menor desconforto possível durante a gestação, essa técnica também trata e previne perdas urinárias, dor na relação sexual, constipação, dor lombar, inchaço, além de realizar o treino e a preparação para o parto.
Quando se fala em fisio pélvica nesta fase da vida, logo se pensa em um trabalho voltado especificamente para o parto vaginal, mas gestantes que não desejam esta via de parto também são contempladas pelos benefícios, afinal, a gestante também passará por todas as fases da gestação.
Se engana quem pensa que o trabalho se limita ao período gestacional. A pélvica também atua no pós-parto: tratamento de diástase, possíveis lacerações (quando há uma lesão em tecido mole) ou quaisquer outras queixas que se apresentem.
Mas quando é recomendado iniciar o acompanhamento? Bom, se sua gestação é saudável e não há nenhuma restrição médica, o quanto antes! A fisio pélvica trabalha atuando apenas na musculatura do assoalho, portanto, é completamente segura durante os três trimestres da gestação.
Assim como cada gestação é única, o atendimento e a atenção à gestante também é! Cada fase gestacional tem suas particularidades e a atenção dada precisa ser específica. Então os atendimentos são guiados tanto pelas queixas que são apresentadas como pela fisiologia normal de cada fase. A fisioterapia pélvica pode ser a chave para uma gravidez mais segura e tranquila.
Não deixe de cuidar da sua saúde durante a gestação. A Dra. Tathiane Pasqualli é especializada em fisioterapia pélvica e se dedica a acompanhar cada mulher de forma humana e personalidade. Atende a região desde 2017, sendo uma das sócias da clínica Kessler e Pasqualli, na Rua da Capela, no bairro Coqueiros, na região continental da capital. Se você está grávida, ou ama alguém que está, não deixe de agendar uma avaliação e descobrir todos os benefícios que essa técnica pode trazer para a sua gestação!
TEXTO: Dra Tathiane Pasqualli, especializada em fisioterapia pélvica
Clínica Kessler e Pasqualli – Campeche – Agende consulta: F:99160.4656.