16 de abril de 2024

CURSO de Medicina da UFSC em Curitibanos é autorizado pelo MEC

O curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos foi oficialmente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em solenidade realizada na noite de segunda-feira, 15 de abril, em Brasília. O MEC havia confirmado em janeiro a criação da nova Graduação, que atende a uma reivindicação de mais de 10 anos da comunidade local, registrada em 2013 em audiência pública. O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, avaliou que a autorização é uma conquista de toda sociedade catarinense. As atividades iniciam em janeiro de 2025, com 25 vagas anuais totais.
O diretor do Campus de Curitibanos,  Juliano Gil Nunes Wendt, lembrou que se trata de um novo curso de Medicina público e gratuito em Santa Catarina. “É com entusiasmo que recebemos essa autorização para oferecer o curso no Campus de Curitibanos da UFSC. O curso contribuirá localmente e regionalmente e para promoção e fortalecimento dos serviços de saúde e para a formação de profissionais médicos. Mais uma vez a Universidade reafirma seu compromisso e sua função social”, pontuou.
O professor também lembrou que o processo se refere a mais de uma década de perseverança de toda uma comunidade, interna e externa à UFSC. “Um dia que será tão importante quanto o anúncio da criação do campus de Curitibanos . Não há palavras para descrever e expressar o agradecimento da comunidade, dos agentes políticos e das gestões da UFSC que acreditaram que este momento seria possível”, pontuou.
Diversas lideranças políticas do estado participaram do ato, liderado pelo ministro da Educação Camilo Santana, entre eles o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (PSol), e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT). A deputada inclusive compartilhou, em suas redes, um vídeo em que Santana fala sobre a importância de fortalecer a formação de médicos. Santana explicou que foi feito todo um estudo de viabilidade técnica previamente à autorização. Em abril de 2023, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) foram a Curitibanos acompanhar o processo de implantação do curso de Medicina no campus. A Camem recomendeou que o pleito da UFSC para abertura do curso de Mediciana no campus de Curitibanos fosse autorizado.
Medicina: o curso mais procurado da UFSC
A UFSC ofereceu 160 vagas de ingresso para os cursos de medicina em Florianópolis e Araranguá em 2024 – 112 pelo Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC e 48 pelo SiSU. Esses dois foram os cursos mais procurados na UFSC no último vestibular.
Em Florianópolis, a história do curso de Medicina na UFSC começou antes mesmo da fundação da instituição. Em 1957, a Associação Catarinense de Medicina aprovou a proposta para criar a Faculdade de Medicina e montou uma comissão para planejar a criação do curso. A autorização para o funcionamento da faculdade foi publicada em 29 de dezembro de 1959, com uma retificação em 15 de março de 1960, publicada na Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960, que também criou a Universidade de Santa Catarina.
A primeira turma de Medicina começou a ter aulas em 1960, mesmo ano em que também foi inaugurado o prédio localizado no centro de Florianópolis, onde atualmente funciona o Núcleo De Tecnologia Municipal da Secretaria Municipal de Educação (na Rua Ferreira Lima, entre a avenida Mauro Ramos e o largo Benjamin Constant).
Araranguá criou primeira turma em 2018
No Campus de Araranguá da UFSC, a criação do curso de Medicina foi oficializada em 14 de junho de 2017, na reunião da Câmara de Graduação, através da Resolução 04/2017/CGRAD. O curso passou a ser ofertado pelo Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS). Nesta data, a câmara também aprovou o Projeto Pedagógico do Curso. A autorização para funcionamento foi dada pelo Ministério da Educação em 3 de abril de 2018, e em seguida, o curso foi incluído no vestibular. A primeira turma iniciou o curso no segundo semestre de 2018.
Fonte + Texto: Agecom/UFSC. Foto: Divulgação/JC