2 de fevereiro de 2015

Sai verba para alavancar novo parque no Campeche

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O sonhado Parque Cultural do Campeche (Pacuca), projetado para ser instalado em área do antigo campo de pouso do bairro, ganhou mais importante incentivo, com o recente anúncio da destinação de R$ 350 mil pFOTO PARQUE.jan15elo Ministério do Turismo para sua viabilização. A verba seria oriunda de projeto apresentado pelo ex-governador e ex-senador catarinense Casildo Maldaner, que se despediu recentemente do Senado, este por sua vez atendendo reivindicação do vereador do Sul da Ilha, Vanderlei Farias.
A área para abrigar o parque foi recentemente tombada oficialmente pela Prefeitura da capital, e segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira, projeto para sua viabilização já estaria sendo elaborado por técnicos do município. O tombamento foi impulsionado, por sua vez, por ação do Ministério Público Federal, que propôs recente ação civil pública em defesa da preservação integral da área do antigo aeroporto, em função de seu valor como patrimônio histórico.
A área tombada para abrigar o parque, de 118 mil metros quadrados, no entanto, corresponde a menos de 50% do total da gleba que abrigou o antigo campo de pouso, e é alvo de intensa polêmica na região. A Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) encabeça campanha pela incorporação de toda a área remanescente, de cerca de 277 mil metros quadrados, para transformação em parque.
“O tombamento é positivo, mas não encerra o processo; vamos seguir lutando pelo tombamento integral da área”, assinalou o vice-presidente da Amocam, Ataíde Silva. Segundo ele, pleito neste sentido já teria sido encaminhado formalmente a diversos órgãos do governo federal, reinvindicando principalmente a restrição a quaisquer tipos de edificação no local. Atualmente, fração da área abriga a construção do novo posto de saúde do Campeche. (Foto: Willi Heisterkamp/Divulgação/Arquivo/JC)