8 de maio de 2015

RADAR: Missa abre nova temporada da tainha na capital

Tainha
Pelo menos duas centenas de pessoas prestigiaram a décima edição consecutiva da já tradicional missa de abertura da safra da tainha, realizada no Campeche, no feriado do Dia do Trabalho. O evento religioso que marca oficialmente a abertura da temporada de pesca na capital vem sendo realizada desde 2005 no Campeche, numa iniciativa da Associação dos Pescadores Artesanais do balneário. A safra da tainha mobiliza centenas de famílias na capital e se estende até meados de julho.

Esportes
O Sul da Ilha vem ganhando cada vez mais a preferência dos desportistas para sediar eventos dos mais variados calibres. Recentemente, a Lagoinha do Leste, só acessível por mar ou trilha, foi sede do Festival Gravatation, inédita competição de highline (equilíbrio sobre elástico nas alturas), mobilizando cerca de 100 atletas. No início de maio, foi a vez do Pântano do Sul sediar o Beach & Mountain Challenge, uma espécie de pentathlon de praia.

Veganismo
Bairro onde cada vez mais prosperam lojas de produtos naturais e orgânicos, o Campeche foi palco no final de abril de um inédito evento voltado ao veganismo, promovido pela vertente local da Sociedade Vegetariana Brasileira. A III Feira Vegana de Florianópolis aconteceu no inovador reduto alternativo do bairro, o Centro Cultural Aldeia Indigo, na Pequeno Príncipe. O veganismo é um estilo de vida que restringe ao máximo toda forma de exploração animal, desde a alimentação ao vestuário.

Leitura
O inovador projeto Floripa Letrada, criado em 2010, que consiste na disponibilização de livros gratuitos para a população através de estandes instalados nos principais terminais de ônibus,, está sendo ampliado. Agora além de estandes nos terminais do Rio Tavares, Centro, Trindade e Canasvieiras, passa a contar também com unidade no Tilag (Terminal da Lagoa da Conceição). Segundo a Prefeitura, em cinco anos o projeto já teria promovido a circulação de um milhão de livros na capital.

Bicicleta
O uso da bicicleta como meio de transporte formal deu mais um passo importante para sua concretização. A Prefeitura da capital anunciou, no final de abril, abertura de licitação para introdução na capital de um inovador serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas, com expectativa de entrar em operação até novembro. A lamentar apenas que o serviço batizado de Floribike não inclui o Sul da Ilha, abrangendo inicialmente apenas região central, Bacia do Itacorubi e Coqueiros.

FOTO RADAR.MiltonOstetto.mai15

FOTO-LEGENDA: De volta à tainha: tradicional missa no Campeche abre nova temporada do pescado na capital
Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC