30 de junho de 2015

CENTRO histórico do Ribeirão da Ilha ganhará revitalização

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Antigo pleito da comunidade local, a histórica Freguesia do Ribeirão da Ilha, no Sul da Ilha, finalmente começa a ganhar obras de revitalização de sua pavimentação, com a substituição das antigas lajotas pelo paverFOTO RIBEIRAO.jun15, peças pré-moldadas de concreto largamente usadas em praças e parques de todo o mundo. A ordem de serviço para execução de obras foi assinada pelo prefeito César Souza Júnior, no dia 12/06, em cerimônia no local, prestigiada pela presença de diversas autoridades, entre elas o deputado-federal Esperidião Amin.
O secretário de Obras, Rafael Hahne, destacou que será o maior investimento em pavimentação executado no local nos últimos 40 anos. Orçadas em R$ 1,3 milhão, as obras devem se estender até março de 2016, abrangendo inicialmente dois trechos, situados antes e depois do núcleo histórico local, onde estão a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e casarios açorianos. Nesse trecho, ainda existem divergências acerca do tipo de piso a ser usado.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de acordo com Hahne, teria recomendado piso em paralelepípedos, solução que enfrenta resistência dos próprios moradores. “A tendência é de que seja também o paver”, assinalou Hahne. No total, a obra abrangerá 1.183 metros, começando na altura do asfalto (número 7.159, sentido bairro/centro) e terminando na altura do número 8.254, próximo à Escola Dom Jaime de Barros Câmara.
Além da substituição do piso, a obra envolve também drenagem e nivelamento da rua, instalação de calçadas de ambos os lados, sinalização e cinco redutores de velocidade. A área ganhará status de ‘Zona 30”, local onde a velocidade máxima não pode superar 30 quilômetros por hora, a exemplo do que já ocorre em outras áreas, como a Lagoa da Conceição. Por causa das obras, pelos próximos nove meses o trânsito pelo local sofrerá algumas restrições, com circulação em meia-pista durante alguns períodos.
(Foto: Divulgação/JC)