30 de junho de 2015

FURTO e tráfico de drogas são principais delitos na região

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Apesar da desconfiança da população, as polícias Militar e Civil garantem que estão combatendo o avanço da criminalidade na região. O capitão Fernando Vanderlino Vidal, comandante de 3ª Companhia de Polícia Militar (3ªCPM), cuja base fica no Campeche, mas atende toda Costa Leste-Sul da Ilha, abrangendo cerca de 150 mil habitantes, afirma que a polícia tem cumprido sua função. “Nossa missão é prender pessoas; e isso temos feito bastante”, assinala Vidal, lembrando que a soltura de presos é de competência da Justiça.
Recentemente, relataFOTO ROUBOS BOX.jun15 ele, a PM desarticulou uma quadrilha de arrombadores na Barra da Lagoa, que também agia no Sul da Ilha. Segundo ele, os furtos a residência sofreram uma espécie de refino ao longo dos últimos anos. Antigamente, eram praticados por indivíduos isolados, residentes na própria localidade, e atualmente predominam aqueles praticados por quadrilhas muito bem articuladas.
A maioria dos furtos a residências, relata ele, ocorrem das 10h e 17h, entre segunda e sexta-feira, por indivíduos de classe média, muitas vezes a bordo de carros que não levantam suspeita. “Eles aproveitam para agir nesse período que tem menos gente nas ruas e a maioria das pessoas está trabalhando”, comenta. Geralmente mantêm algum imóvel na região, onde armazenam os objetos, a maioria eletroeletrônicos, depois comercializados pela internet.
A PM possui um efetivo de 76 policiais para atender a jurisdição que vai do extremo-sul a Ilha à Barra da Lagoa. O comandante apela à comunidade para que registre as ocorrências, através do 190, porque além de ajudar na captura dos ladrões também se constitui em subsídio para definição de estratégias policiais.
“Temos que fazer essa nova delegacia de polícia do Sul da Ilha o mais rápido possível”, assinala o diretor de Polícia Civil na Grande Florianópolis, Juarez de Souza Medeiros. Segundo ele, existe a percepção nas forças de segurança de que a região cresceu muito e a estrutura da única delegacia existente no local, no Saco dos Limões, é incompatível com as necessidades regionais. O dirigente também apela à comunidade para que registre ocorrências, pelo formato presencial ou através da delegacia eletrônica: www.policiacivil.sc.gov.br  –  (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)