30 de junho de 2015

O RISCO do sedentarismo em adultos e idosos

O sedentarismo ou a hipocinesia (redução dos batimentos cardíacos) induzida por doenças levam as pessoas, independente de idade, a uma redução gradativa e por vezes acentuada das qualidades de aptidão física, podendo comprometer a capacidade de realização das atividades diárias mais triviais. A pessoa passa a enfrentar dificuldades de locomoção, o que eleva sobremaneira o risco de quedas, gerando com isso situações de risco cardiovascular nos esforços habituais.

Na ausência de doençFOTO INFORME BIOS.jun15as, o enfraquecimento dos músculos esqueléticos, seja pelo desuso ou pelo envelhecimento é a mais limitante das perdas de aptidão física. Essa perda costuma cobrar um preço alto, porque não raro vem acompanhada também de danos psicológicos às pessoas acometidas, reduzindo sua auto-estima e muitas vezes podendo desencadear até mesmo situações de isolamento social e depressão.

Combater essas situações que expõem as pessoas ao risco de morte prematura e prejudicam sua qualidade de vida, sobretudo do público mais maduro, é o objetivo do Instituto Bios Fitness e Saúde, instalado há mais de quatro anos no Campeche. Idealizado pelo fisiatra e médico do exercício do esporte, Paulo Roberto Machado de Lima, o instituto oferece diversas opções em programas de exercícios, ministrados e monitorados por profissionais especializados, para todos as faixas etárias.

Os exercícios resistidos (musculação), explica Paulo, são os mais eficientes para estimular a saúde musculoesquelética, e também são os mais seguros, em função da adaptabilidade para qualquer situação de saúde e de aptidão. Por meio do estímulo à saúde musculoesquelética, acrescenta ele, é possível reduzir a ocorrência de dores articulares, limitações de aptidão para a vida diária e para o trabalho, osteoporose, fraturas, sarcopenia (perda de massa e força) e fragilidade.

A saúde cardiovascular é a situação de integridade dos tecidos e adequada condição funcional do sistema cardiocirculatório. A atividade física, garante Paulo, tem sido identificada como o mais importante fator ambiental favorável à saúde cardiovascular.

O envelhecimento tende a produzir processos degenerativos em cartilagens, ligamentos, tendões e músculos, além de reduzir a massa óssea. Esses efeitos são potencializados pelo sedentarismo, e ocorrem em maior ou menor grau em função da individualidade biológica. A composição corporal tende a piorar no envelhecimento sedentário devido ao aumento do tecido adiposo e à redução das massas óssea e muscular

EXERCÌCIOS – Os exercícios resistidos são atualmente reconhecidos como os mais importantes para pessoas idosas, porque pessoas idosas com freqüência têm dificuldades para realizar exercícios aeróbios, mesmo que suaves, como caminhar. Os fatores limitantes podem ser dores nas articulações periféricas e na coluna vertebral, vertigens, falta de equilíbrio, angina, arritmias e dispnéia.

A musculação suave, por sua vez, é uma atividade ainda mais adequada para pessoas debilitadas, com doenças crônicas e baixos níveis de aptidão física, como é o caso de grande parte da população de idosos sedentários. Suportar o peso do corpo e caminhar, mesmo que lentamente, pode impor sobrecargas músculo-esqueléticas excessivas para pessoas nessas condições. (Foto: Divulgação/JC)
LINHA DIRETA: 3371.2226/9193.4482. www.institutobios.com