17 de agosto de 2015

ENXURRADA volta a causar estragos no Campeche e região

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

A enxurrada que castigou o Campeche e Sul da Ilha, provocando alagamentos de ruas, casas e estabelecimentos comerciais, causando transtornos para grande parte da população local, deixou um rastro de estragos que segue mobilizando a intendência do bairro. Depois de contar com o apoio de emergência fornecido pela Prefeitura, que disponibilizou um reforço de pessoal, máquinas e equipamentos no período mais dramático do fenômeno, a intendência do bairro prossegue no trabalho de rescaldo das ruas atingidas.
“Se o tempo colaborar, nossa expectativa é concluir esse trabalho antes do final de agosto”, assinalou o intendente Alex Passos. Segundo ele, o trabalho envolve a limpeza de valas, desobstrução de bueiros e caixas de drenagem, entre outras atividades. Para isso, a intendência conta com uma equipe de oito trabalhadores, um caminhão, uma patrola e uma retro-escavadeira. “Se a situação aperta, recorremos à Secretaria de Obras, que tem cedido reforço de pessoal e maquinário”, explicou.
Segundo ele, o critério de prioridade é para aquelas ruas com maior grau de urgência, já que o número de solicitações de serviços cresceu muito no bairro após a enxurrada. Passos calcula que cerca de 20 ruas tiveram problemas de alagamento na região, com maiores danos registrados naquelas que desembocam no Morro do Lampião. Algumas das atingidas foram Jardim Eucaliptos, Travessa Harmonia, José Cândido da Rocha, Magnólia Branca, Lua Clara, Corticeiras, Recanto das Dunas e Surfistas.
Paralelamente, informou o intendente, estão sendo feitos trabalhos preventivos de limpeza em algumas ruas, para minimizar riscos em caso de novas chuvas muito fortes. Além do excesso d’água, Passos aponta como causa dos alagamentos na região o descarte irregular de lixo e entulhos. “Na limpeza das bocas de lobo encontramos muito lixo, entulhos de obras e esgotos irregulares”, assinalou. Em todo o Sul da Ilha, segundo a Prefeitura, foram mais de 30 ruas alagadas. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)

FOTO ALAGAMENTOS.ago15