27 de novembro de 2015

LAGOA DO PERI conquista selo Bandeira Azul de sustentabilidade

Lagoa do Peri
A bucólica Lagoa do Peri, maior balneário de água doce da capital, entra na temporada sob novo status. A unidade hídrica encravada entre o Morro das Pedras e a Armação, no Sul da Ilha, acaba de conquistar o cobiçado Selo Bandeira Azul, concedido por uma ONG ambiental internacional. A certificação atesta que o balneário cumpre uma série de normas, envolvendo educação e gestão ambiental e qualidade das águas.

Chuveiros
Além dos já tradicionais banheiros químicos, balneários do Sul da Ilha serão dotados nesta temporada também de chuveiros públicos. Essa pelo menos foi a promessa do prefeito César Souza Júnior, durante recente lançamento da Operação Presença – Verão 2016. Ao todo, de acordo com a Prefeitura, serão instalados 32 chuveiros públicos nas principais praias do município, além de 200 banheiros químicos.

Comcap
A Comcap informa que, como já é de praxe há vários, será iniciada logo após o Natal a coleta diária de resíduos sólidos nas principais vias de balneários do Sul da Ilha. No Campeche, serão contempladas as avenidas Pequeno Príncipe, em toda extensão, e Campeche, até o tradicional Pico do Riozinho. Nos demais balneários, apenas a via principal. Já a limpeza da orla será feita por 60 auxiliares operacionais efetivos na Base Sul, e mais cinco temporários. Campeche, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Açores e Solidão ganharão neste ano também limpeza noturna com quadriciclos.

Música
Interessados em aprender música tem uma ótima opção no Campeche. A Escola Livre de Música, vinculada ao governo municipal, está com 262 vagas gratuitas disponíveis na unidade do bairro, para aprendizado de canto, percussão, violão, guitarra, cavaquinho, bandolim, viola e violino, para iniciantes e intermediários. As aulas iniciam em março. Maiores informações: www.pmf.sc.gov.br

Buracos
Numa atitude de repúdio à precária situação das ruas e estradas do Campeche e região, o vereador Vanderlei Farias, o Lela (foto), relembrou seus tempos de intendente e saiu pelas ruas do bairro, em meados de outubro, tapando buracos de ruas. “Não poderia me omitir ao ver aquilo; sem medir esforços fui à busca de material, FOTO RADAR.onde passamos o restante da manhã diminuindo riscos”, escreveu, em email enviado ao JC.

DIRETAS
EXÓTICAS – Uma equipe Floram esteve recentemente no mirante local promovendo a retirada das casuarinas restantes, localizadas abaixo do morro da Casa de Retiros. A ação faz parte do processo de substituição de árvores exóticas no município. Próximo passo será o plantio de nativas.

TURISMO – A Prefeitura inaugurou recentemente, no Mercado Público Municipal, uma unidade de atendimento ao turista dotada de mesa interativa, com informações detalhadas sobre atrações do município, entre elas Ilha do Campeche, Lagoa do Peri e Ribeirão da Ilha.

RODOVIÁRIA – Secretário de Infra-Estrutura estadual, João Carlos Ecker, nega que o governo planeje privatizar o terminal rodoviário Rita Maria, que passa por uma ampla reforma nos telhados, área interna e externa, que vai custar R$ 11 milhões aos cofres públicos. “Estou há mais de um ano no cargo e até hoje não ouvi nada sobre isso”.

DÌVIDAS – A Prefeitura acaba de abrir nova possibilidade de quitação de dívidas pelos contribuintes, com o lançamento do Programa Municipal de Adimplemento Incentivado (PMAI), que prevê isenção total de juros e multa. Adesões serão aceitas até 18/12, no Pró-Cidadão e Terminal Rita Maria.