11 de abril de 2016

DORES articulares em idosos aumentam no inverno

Com a iminente chegada do frio, são comuns pessoas de idades mais avançadas se queixarem de dores nas articulações. A artrose, quadro que frequentemente acomete idosos, é uma grande vilã no período que compreende os meses mais frios do ano. Nesta época do ano, o que a maioria das pessoas sonha é ficar mais tempo na cama embaixo das cobertas, ou mesmo ficar encolhida próxima ao calor de uma lareira ou dos aquecedores. Mas com a queda de temperatura, pacientes que já sofrem com a artrose costumam ter as dores agravadas.

“Há um aumento do número de atendimento a pacientes com dores nas articulações durante o inverno. Há um acréscimo de cerca de 30% no atendimento a pacientes com dores nas articulações nos serviços de emergência, por exemplo”, explica Flora Marcolino, médica do Núcleo de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A artrose provoca crises de dor geralmente nos meses mais frios do ano ou então após muito esforço. A dor costuma se agravar porque no inverno as pessoas ficam mais encolhidas, os músculos mais contraídos, há uma diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e a friagem deixa a sensibilidade mais evidente, diz a especialista.

“Esta afecção dolorosa das articulações ocorre por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como sobrecarga mecânica (esforço sobre a articulação), alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial (comuns em algumas doenças reumáticas) e fatores genéticos”, aponta Marcolino.

Um estudo recente sobre os mecanismos por meio dos quais a artrose se estabelece levaram a uma alteração no conceito da doença, diz a reumatologista. Antes, a artrose era considerada uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como natural do processo de envelhecimento. Hoje, no entanto, é vista como uma enfermidade em que é possível modificar o seu curso evolutivoILUSTRA VIDA e SAUDE.Abril2016, tanto em relação ao tratamento sintomático imediato, quanto ao seu prognóstico.

Durante o inverno, devem-se realizar exercícios físicos principalmente com o objetivo de minimizar o desconforto provocado pelas dores articulares e melhorar a qualidade de vida. O ideal é manter a caminhada entre 20 e 30 minutos diários, mas alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios.

“Recomenda-se fazer exercícios de aquecimento antes de esforços maiores e sempre no final executar os alongamentos musculares. De preferência, os exercícios devem ser supervisionados por um profissional da área, já que é preciso desenvolver movimentos específicos, que não podem ser realizados em demasia ou mesmo em quantidade inferior ao necessário”, detalha Marcolino. Para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores.

Controle da dor – A partir de dados coletados com os pacientes do hospital, os idosos contam que aprenderam a lidar com as dores nas articulações praticando exercícios matinais. Claro que para lidar com a artrose vale de tudo – de cirurgias a medicamentos –, mas não há nada que melhore o dia e amenize as dores como os exercícios matinais, entre eles os alongamentos, realizados segundo as orientações de um médico fisiatra ou um fisioterapeuta, aponta Marcolino.

“Às vezes, antes de optar pelos exercícios, faz-se uso de medicações que podem causar efeitos colaterais, como uma úlcera. Com orientação de fisioterapeutas e realizando um programa de exercícios físicos, consegue-se parar de tomar os remédios. Os pacientes se sentem  muito melhor e com uma qualidade de vida a qual buscam melhorar sempre”, finaliza a especialista.
(Fonte: eniorodrigo.wordpress.com) – Ilustração: Divulgação/JC