1 de maio de 2017

SAFRA da tainha anima pescadores do Campeche e Sul da Ilha

Horta
Pioneira no município e maior horta comunitária em atividade na capital, a Horta Comunitária do Campeche foi palco, na primeira quinzena de abril, de uma oficina aberta ao público sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais. Com participação do conhecido ativista ambiental e pesquisador Alesio dos Passos, além de biológo, nutricionista  e gastrônomo, o evento atraiu quase uma centena de pessoas. Conforme estudiosos, existem só no Brasil mais de três mil plantas passíveis de serem empregadas para alimentação.  “O mundo planta e consome apenas 20 tipos de plantas, as consideradas convencionais. Estamos deixando de consumir aquilo que a terra nos oferece por falta de conhecimento”, assinalou a nutricionista  Ramona Muhlbach. (Foto: Divulgação/JC)

Tainha
Apesar do desempenho frustrante registrado no ano passado, o clima é de otimismo acerca da nova safra da tainha, que começa em maio e se estende até o final de julho na capital. Pescadores artesanais da Colônia Z11 (que vai dos Ingleses a Naufragados) estão confiantes numa safra mais generosa, graças também a legislação mais restritiva aos barcos de pesca. “Temos informações de que tem muito peixe lá no Sul e Uruguai; depois de mais de um mês de chuva e de lestada, só falta a chegada do Vento Sul para trazer as tainhas”, comenta o dublê de comerciante e pescador Arante Monteiro, dono de uma das cinco redes que atuam no Pântano do Sul. A abertura oficial da safra na Ilha novamente aconteceu no Campeche, com a já tradicional Missa da Tainha, que neste ano chegou a sua 12ª edição.

Maus-tratos
Em meio ao enfraquecimento da outrora combativa Divisão de Bem Estar Animal municipal (Dibea), que está com sua capacidade de absorver animais vulneráveis esgotada, a ambientalista e vereadora Maria da Graça Dutra acaba de implantar o “Núcleo de Orientação e Encaminhamento para casos de maus-tratos aos animais”, que funciona em seu próprio gabinete, na Câmara. Com função de agilizar o encaminhamento de denúncias de crimes aos órgãos competentes, o núcleo fornece toda orientação na elaboração da peça de denúncia. O serviço funciona pelo fone 3027.5746, de segunda a sexta, das 13h às 19 horas.

Hermanos
As praias da Armação e Matadeiro, no Sul da Ilha, viveram dias agitados em meados de abril por conta do desembarque no local de uma ampla equipe de filmagem e atores para rodagem de um longa-metragem brasileiro-argentino. Sob o sugestivo título de ‘Sueño Florianópolis”, a película narra as peripécias de um casal de gringos que, nos anos 90, alugou uma casa no Matadeiro, por telefone, e ao chegar no local descobriu que tinha caído no golpe do falso corretor. Carros de época dos argentinos, os famosos pulgas e outros, também compõem o cenário da trama.

DIRETAS
 PARIS – Apreciadores da música e cultura francesas acabam de ganhar uma ótima opção na rádio comunitária Campeche. Todas às sextas-feiras, às 18h05, vai ao ar, ao vivo, o programa Pause Musicale. O programa tem reprodução aos domingos, às 16 horas.
BALDICERO – Trecho de cerca de quatro quilômetros da rodovia Baldicero Filomeno – entre Costeira do Ribeirão e Caiacanga -, acaba de receber capeamento asfáltico. Moradores da região reclamam, no entanto, que a obra ficou inacabada, sem a colocação de meio-fios, que permanecem amontoados no leito da rodovia.
SEGURANÇA – Sob o mote “Por que a polícia prende e a Justiça solta?”, o Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha (Codesi) promove reunião para discutir o problema da segurança no Campeche e Sul da Ilha. Evento terá participação de representantes da Polícia Civil, Militar e do Ministério Público.
CASTRAÇÕES – A Dibea anuncia que foi retomado o programa de castrações gratuitas de cães e gatos na capital. Em breve, a equipe de voluntários que faz o cadastro dos patudos candidatos à cirurgia deve passar pelo Campeche e Tapera.