21 de agosto de 2023

MAIS antiga escola local, Januária Teixeira da Rocha festeja 100 anos

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Mais antiga escola em atividade no Campeche e uma das mais antigas do Sul da Ilha, a Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha comemorou em julho 100 anos de existência, com intensa programação festiva reunindo alunos, famílias, convidados e corpo docente. Uma das menores escolas da cidade, com apenas três salas de aula, seis turmas e pouco mais de 120 alunos, a escola do ensino fundamental ‘1’ (do primeiro ao quinto ano) é também uma anomalia na estrutura educacional da cidade, sendo a única do gênero vinculada à gestão estadual.
Além de apresentações culturais e folclóricas, que envolveram os estudantes (na faixa etária dos seis aos 10 anos), o evento teve discurso do historiador Hugo Adriano Daniel e homenagens: à ex-diretora Elenir de Siqueira Fontão, falecida em 2020 em circunstâncias trágicas que chocaram a comunidade local, e à família da antiga professora que dá nome à instituição. A diretora Jusci Lane Prates Vidal ressalta que o nome da instituição é relativamente recente, há pouco mais de 20 anos
Fundada em 1923, quase um século depois do ensino ter se tornado obrigatório no Brasil, a unidade passou por vários endereços e já foi conhecida como Escola do Mato de Dentro, Escola Mista do Campeche e Escola Reunida do Campeche.  Esteve na Pequeno Príncipe e Avenida Campeche antes de se instalar no atual endereço, na Rua da Capela. Até o final do século passado, a escola era de predominância local. “A maioria dos alunos era filho de pescadores; com o crescimento do bairro e a chegada de muita gente de fora, hoje já está um pouco mais equilibrado”, comentou a diretora. (Foto: Divulgação-Autorizada pela direção da Escola Januária Teixeira da Rocha/JC)