27 de novembro de 2015

TEMPORADA recorde deve atrair 140 mil visitantes ao Sul da Ilha

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O Sul da Ilha deve registrar a melhor temporada de sua história no Verão 2015-2016, com expectativa de receber mais de 140 mil visitantes, dos quais 70 mil apenas no período de pico, entre o Natal e meados de janeiro. Essa pelo menos é a projeção de desempenho da temporada com base em dados divulgados pelos órgãos de turismo municipal e estadual e de empresários do setor. Florianópolis deve receber, no período, em torno de 1,44 milhão de visitantes.
“Nossa expectativa é de um crescimento de pelo menos 20% no total de visitantes em relação à temporada passada”, assinala Valdir Walendowski, presidente da Santa Catarina Turismo (Santur). Na temporada anterior, conforme ele, passaram pelo estado seis milhões de turistas, o que permite projetar para a próxima em torno de 7,2 milhões. Florianópolis absorve 20% desse contingente e o Sul da Ilha fica com 10% dos visitantes que passam pela capital.
O dirigente ressalta, contudo, que esse movimento abrange o período de dezembro até a Páscoa, em abril, embora metade desse movimento aconteça até meados de janeiro. O dirigente garante que diversos fatores conspiram para uma excelente temporada; o principal é a alta do dólar frente ao real. Essa situação favorece não só a vinda de estrangeiros, como também o próprio turista nacional, já que desestimula viagens ao exterior.

“Toda a hotelaria, de nFOTO TEMPORADAorte a sul do estado, está muito confiante; temos um volume excepcional de reservas, inclusive com pagamentos antecipados”, afirmou. “Vamos ser novamente campeões no destino de vôos charters internacionais no país”, acrescenta.
Entre os estrangeiros, elenca Valdir, os principais emissores de turistas para o estado são Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Somente pela capital, passaram no ano passado 325 mil argentinos, conforme dados da Embratur. O turismo nacional, por sua vez, será alavancado ainda pela introdução de novos vôos para a capital oriundos de cidades importantes do Paraná e Rio Grande do Sul, principais pólos emissores de turistas para o estado, seguidos de São Paulo.
A expectativa de uma ótima temporada é corroborada pelo hoteleiro Talmir Duarte da Silva, dono da pousada Natur Campeche. Além do fator cambial, destaca ele, a própria questão climática também favorece a temporada, com expectativa de um verão com poucas chuvas. O dirigente acredita que o Sul da Ilha seguirá sendo um destino muito procurado, especialmente pelos turistas mais exigentes, que privilegiam regiões de natureza preservada, boa gastronomia e atrativos históricos. “Esse é o nosso diferencial, que vem conquistando cada vez mais turistas, inclusive muitos estrangeiros”, assinalou.
(Foto: Divulgação/Arquivo/JC).