27 de novembro de 2015

INFRA-ESTRUTURA é ameaça ao sucesso do Verão 2016 na capital

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O maior obstáculo ao sucesso da temporada é, como sempre, a crônica deficiência de infra-estrutura de serviços do estado e município, neste ano agravada ainda mais pela notória crise que assola as finanças públicas. A malha viária do município se encontra em situação bastante prejudicada pela falta de manutenção, aliada às chuvas, especialmente no Sul da Ilha, região tradicionalmente discriminada na divisão dos investimentos públicos.
Envolvido numa queda-de-braço com o governo estadual acerca de remuneração e escalas de trabalho, e sabidamente deficitário em termos de efetivo, o setor de segurança pública é outro calcanhar-de-aquiles para a temporada que se aproxima. Apesar disso, o governo estadual garante que 7,9 mil policiais estarão envolvidos na Operação Veraneio, para monitorar 157 praias e balneários de todo o estado.
A notícia mais alvissareira vem das concessionárias de água e energia elétrica, que prometem uma temporada sem sobressaltos. A Celesc garante que estão sendo investidos R$ 250 milhões em ações de prevençãoFOTO TEMPORADA SERVIÇOS e melhorias na rede, especialmente no litoral.
A Casan elenca uma série de ações e investimentos que teriam sido executados ao longo do ano, entre eles o novo Sistema Flocodecantador, no Morro das Quadros, que amplia em 50% a capacidade de tratamento de água para a região Norte da Ilha, principal preocupação da companhia.
Mesmo assim, o presidente da Casan, Valter Gallina (em pé, na foto), fez um apelo formal, durante recente evento preparativo à temporada, para que os consumidores economizem água pelo menos nos próximos três meses e principalmente evitem a superlotação de residências. Segundo ele, existem casos de apartamentos de dois quartos que abrigam até 20 pessoas no verão. “O imóvel que você aluga tem limites, precisamos que todos colaborem e evitem essas situações ao máximo”, assinalou Galina. (Foto: Divulgação/JC)