12 de agosto de 2016

CAMPECHE apela por mais médicos em posto de saúde local

                                                                         Saúde
Após plenária realizada em meados de julho, o Conselho de Saúde do Campeche, com apoio da associação de moradores (Amocam) e Sociedade Amigos do Campeche (SAC), entre outras entidades, lançou carta aberta à comunidade e poder público reiterando reivindicação de ampliação do quadro de equipes de saúde da família no posto de saúde local. A entidade sustenta que a atual estrutura, com apenas duas equipes -, compostas cada uma de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde -, é incompatível com a base de moradores atendida pela unidade.

                                                                       Recursos
 O documento lançado pelo conselho local também reivindica que a Prefeitura restaure o orçamento da saúde, que em função da crise foi reduzido em R$ 28 milhões somente neste ano, comprometendo ainda mais o trabalho executado pelos postos de saúde. No ano passado, outros R$ 10 milhões teriam sido retirados do orçamento da saúde. O coordenador do conselho local, Marcos Ferreira, informou que, no início de agosto, representantes dos centros de saúde da capital protestaram contra os cortes em frente ao gabinete do prefeito, no centro da capital.

                                                                       Ribeirão
Moradores do Freguesia Ribeirão da Ilha – núcleo central do histórico bairro do Sul da Ilha -, estão em pé de guerra com a Prefeitura. O motivo é a obra de substituição do pavimento original da localidade, ainda inacabada, que atenuou em demasia cerca de três lombadas existentes neste trecho, praticamente eliminando sua função de inibidoras de velocidade. Acerca da obra, que ainda possui cerca de 150 metros de trecho pendente, moradores qualificam de ‘boa’, mas não impecável. “Poderia ter ficado melhor”, disse um conhecido morador local.

DIRETAS
-INTENDÊNCIA – Mesmo desfalcada de cinco funcionários operacionais, após término de contrato com uma prestadora de serviços terceirizada, a Intendência do Campeche informa que continua dando conta do recado na execução de reparos e melhorias nas ruas do bairro. O intendente Alex Passos avisa que o tradicional telefone 3237.4224  já foi reativado.
FOTO RADAR-ARTES – Além dos ótimos pães e confeitos, e agora também almoço, a tradicional panificadora Recanto dos Pães, no Campeche, também tem servido como plataforma para divulgação de artistas locais. Recentemente, o local abrigou exposição da artista plástica catarinense Débora Raizer (foto).
-MARICOTA – Um dos melhores projetos da atual gestão municipal, a Feira da Maricota, que a baixo custo conseguiu valorizar o centro da cidade, oferecer opção de artes para a população e ainda garantir alternativa de sustento para dezenas de artesãos locais, enfrenta dificuldades. Proposta da Prefeitura de restringir o horário e a área ocupada não agrada os expositores.
-OSTRAS – Superado mais um período de prejuízo por conta de restrições ao consumo e comercialização de ostras e mariscos, a orla gastronômica do Ribeirão da Ilha voltou a ser invadida pelos visitantes, ávidos pelo consumo das inigualáveis ostras produzidas na região, especialmente nos finais de semana.
-TEMPORADA – A Prefeitura da capital deu a largada, no começo de agosto, às reuniões preparatórias à temporada. O primeiro encontro, realizado no auditório do CDL local, reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes do poder público, entidades civis e empresários.
-CRECHES – Moradores do Portal do Ribeirão, no Sul da Ilha, contarão com nova unidade de ensino infantil. Prefeito César Souza Júnior assinou recentemente ordem de serviço para construção de unidade no local. Estão em execução no Sul da Ilha também unidades na Tapera e Areias do Campeche.