4 de outubro de 2019

MORADORES do entorno do Rio Tavares pedem dragagem do rio

                                                             Rio Tavares
Moradores do entorno do Rio Tavares, região constantemente abalada por alagamentos e enchentes – como a ocorrida no verão de 2018, que deixou a região isolada por quase 48 horas – estão promovendo abaixo-assinado reivindicando a dragagem do Rio Tavares. Assoreado pelo despejo de dejetos e até mesmo resíduos volumosos, como restos de material de construção e eletrodomésticos, o rio rapidamente sobe a cada chuva mais forte, gerando transtornos e prejuízos para os moradores. Segundo moradores mais antigos da região, o Rio Tavares não passa por uma limpeza mais profunda desde meados da década de 80.

Temporada
 De forma inédita, com mais de três meses de antecedência em relação à temporada, a Prefeitura lançou, em meados de setembro, a Operação Verão 2019/2020 na capital. No Sul da Ilha, foram anunciadas até agora a instalação de quiosques nas praias do Campeche e Novo Campeche, além da reativação do posto de atendimento da Lagoa do Peri. Sobre a instalação de banheiros químicos e duchas de praia, ainda não foram informadas as praias contempladas. Com o novo acesso ao Sul da Ilha liberado, a expectativa é de que Campeche (foto) e região tenham uma das melhores temporadas dos últimos anos, apesar da crise econômica que castiga brasileiros e hermanos. (Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/JC)

                                                         Pavimentações
 Além das principais vias do Campeche que estão sendo contempladas pela badalada operação ‘Asfaltaço”, diversas outras ruas do distrito também estão sendo beneficiadas com pavimentação, informou o subprefeito do Sul da Ilha, João Bilck. Entre as recentemente concluídas, conforme ele, estão a Valdomiro José Vieira, Eugênio Raulino, Maria Cordeiro, Sérvulo Chagas, Araçá da Praia, Ibiza, Harmonia, Chico Xavier e Alfredo Manoel Vieira. Estão em andamento ainda, conforme ele, obras na Laranjas, Canto das Pérolas e Xiniquá, entre outras. O Campeche ainda possui, segundo estimativas, cerca de 200 ruas de chão batido.

DIRETAS
DEMOLIÇÕES – Mais três casas foram demolidas recentemente na Praia de Naufragados, no extremo-sul da Ilha, atendendo determinação judicial. Segundo o Ministério Público, proponente da iniciativa, as moradias estavam instaladas em área de preservação permanente.
ESTIAGEM – Com seus principais mananciais de captação em níveis críticos, por conta da longa estiagem, entre eles a Lagoa do Peri que atende a Costa Leste-Sul da Ilha, a Casan mantém o alerta para economia de água em toda a Grande Florianópolis.
FENAOSTRA – Estreante na Fenaostra deste ano, o Nacanoa Oyster Bar, do Ribeirão da Ilha, que se aproxima do primeiro aniversário, comemora bons resultados no evento. Famoso pelos preços acessíveis, o estabelecimento comercializou duas mil dúzias de ostras durante os 10 dias do festa, oriundas de produção própria, na Fazenda Netuno.
AFAGO – Depois do ótimo resultado da primeira edição, em julho, o Lounge Beleza, na Lagoa da Conceição, já começou a preparativos para uma nova e mais encorpada edição do Afago Social, que deve acontecer em dezembro. O evento consiste na cessão gratuita do espaço para alavancar negócios de micro e pequenos empreendedores da região.