26 de abril de 2022

MOLÉSTIAS gástricas e intestinais, as principais do aparelho digestivo

O médico-cirurgião do aparelho digestivo tem em sua demanda de queixas no consultório essencialmente sintomas gástricos e intestinais. Os sintomas predominantes dos pacientes que buscam ajuda médica nessa área são: dor abdominal, queimação, distensão abdominal, gases, alteração do hábito intestinal, refluxo, entre outros. A lista de possibilidades diagnósticas, no entanto, é ainda mais ampla e variada, abarcando desde diagnósticos clínicos como intolerância a lactose e glúten, até diagnósticos cirúrgicos como pedra na vesícula e hérnia de hiato.
Apesar dos atendimentos do dia a dia serem em sua grande maioria condições de tratamento clínico, ou seja, que não precisam de cirurgia, a formação do Cirurgião do Aparelho Digestivo é voltada para as patologias cirúrgicas do aparelho digestivo. Entre elas, uma condição bastante frequente são as hérnias abdominais. As hérnias são fraquezas na parede do abdômen e se manifestam geralmente com abaulamentos e dor. O tratamento é cirúrgico, por videolaparoscopia, e a colocação de telas sintéticas frequentemente é necessária.
Outra condição bastante frequente nos atendimentos é a colelitíase, a famosa pedra na vesícula. Essa doença se manifesta com dor debaixo das costelas do lado direito, associado ou não a náuseas, vômitos, indigestão, distensão abdominal e diarréia. O tratamento é a retirada da vesícula, também com auxílio da videolaparoscopia.
Você já sentiu dor na “boca” do estômago, queimação, refluxo ou náuseas após ingerir determinados alimentos? Você pode ser portador de Doença do Refluxo Gastroesofágico, condição bastante frequente, que é tratada com medicamentos anti-secretores e orientações de dieta, na maioria das vezes, mas pode ter a cirurgia anti refluxo como opção para o tratamento. O cirurgião do aparelho digestivo também é importante agente no combate a obesidade, condição clínica associada a diversas complicações de saúde. Através da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é possível obter perda de peso expressiva, quando outros métodos falham nesse objetivo.
Tumores do trato gastrointestinal também são tratados por esse profissional. Câncer de estômago e colón são os principais exemplos. Sua detecção precoce é a chave do tratamento curativo. O diagnóstico pode ser feito através da realização de endoscopia e colonoscopia, que tem sua indicação preconizada a partir dos 45 anos.
Várias vezes citada aqui, a videolaparoscopia é uma técnica minimante invasiva. Conhecida popularmente como cirurgia a laser, na verdade não se utiliza o laser. Ao invés dos grandes cortes no abdômen, são realizadas pequenas incisões por onde se introduzem pinças de 5mm e uma ótica de 10mm para auxiliar a visualização. A recuperação é extremamente rápida, tem baixo índice de complicações e menos dor pós-operatória.
(Texto: Dr. Rodrigo Tomba, médico-cirurgião do aparelho digestivo, que atende na Clínica Santa Úrsula, no Campeche).