22 de janeiro de 2024

FRACASSOU arena e folia ampliada; Onodi sai apenas no dia tradicional

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Depois da volta triunfal no ano passado, após um hiato de dois anos em função da pandemia – que teria movimentado cerca de 40 mil pessoas no Campeche – o mais famoso bloco de rua do Carnaval da capital viria com ainda mais novidades no Carnaval deste ano. Aém do tradicional desfile e concentração no domingo de Carnaval, marca registrada da Associação Recreativa, Cultural e Ecológica Onodi há mais de 25 anos, a programação do bloco contemplava mais três noites de folia (essas sem desfile) e até carnaval infantil, numa arena montada no Pacuca (Parque Cultural do Campeche), próximo à Avenida Pequeno Príncipe.
“O Onodi surgiu justamente para as famílias locais se divertirem no Carnaval sem a necessidade de irem ao centro; nada mais justo agora do que ampliar isso, permitindo que se brinque o Carnaval todos os dias, sem precisar sair do Campeche”, argumentou a nova presidente do bloco, a manezinha Mariah Vieira Garcia, da segunda geração de fundadores do Onodi, filha do homenageado na edição do ano passado, Pedro Garcia. Embora o público predominante seja local, o evento ‘campecheano’ já ganhou fama e atrai foliões de todos os bairros e até de fora da cidade.
O novo circuito do desfile de domingo, que estreou no ano passado, seria mantido normalmente, com a concentração iniciando no átrio da Igreja São Sebastião, percorrendo a Rua da Capela e terminando no Pacuca. Com forte apoio da Prefeitura e diversos patrocinadores, o Carnaval do Onodi teria animação de bandas locais e até nacionais, além de uma superestrutura, com banheiros químicos, postes de iluminação, gradis e palco, entre outros, e apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.
“A nossa avaliação é de que a festa do ano passado foi um sucesso, mas queremos aperfeiçoar ainda mais”, prometeu. Outro requinte na festa deste ano, seria a introdução de camarotes para o público, inclusive com opção de open-bar. “A festa segue sendo popular e gratuita, mas quem quiser um pouco mais de conforto, terá essa opção”, afirmou Mariah. Além do domingo, as festas na Arena Onodi aconteceriam também nas noites de sexta-feira, sábado e segunda-feira. Na terça-feira estava previsto ainda um baile infantil, no período da tarde, encerrando as atividades do bloco. Mais detalhes do Carnaval Onodi podem ser obtidos nas redes sociais do bloco..
Tudo isso, contudo, acabou não dando certo, como esperavam os organizadores. O Projeto Arena Onodi acabou não acontecendo, em função de imbróglios legais acerca da estrutura do evento, entre outros quesitos, surgidos à última hora, quando a estrutura do evento já estava na iminência de conclusão. Em função disso, o famoso Carnaval do Bloco Onodi acabou se resumindo ao tradicional evento -, que acompanha a trajetória do bloco há mais de 25 anos -, com desfile e concentração ocorrendo somente num dia, no Domingo de Carnaval. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/Arquivo/JC)