22 de janeiro de 2024

COLUNA da Aline: Olimpíadas é promessa de emoção em 2024

Com alegria, brindamos os leitores com votos de um excelente Ano Novo: que 2024 nos contemple com um novo tempo de tranquilidade, saúde, aceitação de si e do próximo e reintegração das famílias e dos povos. Para celebrarmos a retomada desta modesta coluna, que vimos mantendo há quase um ano com o apoio dos editores deste Jornal, vamos abordar nesta edição um evento emblemático da integração dos povos – de que a humanidade anda tão carente atualmente -, que são os Jogos Olímpicos, que acontecerão neste ano.
Com início previsto para  26 de julho e término em 11 de agosto de 2024, as Olimpíadas de 2024 acontecerão em local não menos emblemático, a cidade-luz  Paris, capital da França, no coração da Europa. Outras seis cidades francesas abrigarão as disputas do mais badalado evento esportivo desta competição, o futebol: Bordeaux, Nantes, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha.
Esporte fortemente identificado com a capital catarinense, o surfe terá sua segunda participação como esporte olímpico, com as disputas acontecendo na icônica Teahupo’o, no vizinho Taiti. Dessa vez quem estreia em competições olímpicas é o breaking, um estilo de dança urbana que se originou no bairro do Bronx, em Nova Iorque, ainda na década de 70, combinando dança urbana com movimentos acrobáticos de atletismo, muito vinculado à cena hip hop.
Outro ingrediente emblemático das Olimpíadas de 2024 é que acontecerão na mesma cidade que a abrigou há 100 anos, em 1924. O evento segue com as  Paraolimpíadas, que nesta edição conta com atletas muito esperados, como o campeão paralímpico alemão Markus Rehm, recordista mundial do salto em distância T64, e a velocista cubana Omara Durand, no T12. Em momento tão conturbado no cenário mundial, a proximidade de evento tão imponente descortina expectativa de um grande ano para todos nós, especialmente para os amantes e praticantes de esportes.
(Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral da Odontologia Especializada Rio Tavares – OERT). Foto: Divulgação/JC